Entoando canções e orações em favor da não-violência, alunos do 2º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Henrique Teixeira Lott realizaram na manhã desse sábado, 24, uma ‘Caminhada pela Paz' no bairro América. O evento, que teve como objetivo evidenciar a integração no ambiente escolar e sensibilizar as famílias para o cultivo da harmonia, atraiu moradores ao passar pelas ruas Argentina, José Zuckman, Olímpio Soares e Hélio Cardoso.
De acordo com a coordenadora geral da Emef, Ivaneide Faro, os relatos de violência no bairro têm sido motivo de preocupação para a coordenação escolar e professores. "A escola é o ambiente ideal para cultivarmos o respeito ao próximo e conscientizarmos crianças e adolescentes sobre a necessidade de contribuir para a união entre seus familiares, amigos e vizinhos", declarou Ivaneide.
Além da mensagem de paz, a dona de casa Creuza Pereira levou aos demais moradores do bairro América o estímulo à participação de pais de alunos nas atividades educativas promovidas pela escola. "É dever do pai estar atento ao que é aprendido pelo filho na escola e orientá-lo quanto ao caminho que deve seguir. Se isso acontecer com frequência, teremos na escola a continuidade do que é aprendido em casa e todos compartilharão dessa aprendizagem", declarou a senhora, que também é representante de pais do Conselho Escolar da Emef.
Mesmo no colo da mãe, a estudante do 5º ano, Alice Gabriela Pereira, 9 anos, ensaiava a melodia que seria cantada durante a caminhada. "Através da música, vamos pedir a Deus que faça um milagre na vida das pessoas que praticam a violência e que transforme em alegria tudo que hoje é motivo de tristeza", explicou a menina.
Diariamente, os professores da Emef. Marechal Henrique Teixeira Lott promovem um acolhimento religioso, que geralmente antecede as atividades escolares. Nessas ocasiões, os estudantes cultivam a paz por meio de orações, cantigas e palestras sobre o tema para que se tornem multiplicadores de informações e de bons hábitos.