Prefeitura limpa e fiscaliza terrenos baldios

Serviços Urbanos
27/04/2010 10h19

Para garantir a qualidade de vida dos aracajuanos, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza constantes monitoramentos dos terrenos baldios da capital. Inicialmente, a equipe de fiscalização faz um levantamento para identificar e localizar o proprietário do terreno. Em seguida, o setor de espaços públicos da Emsurb notifica o dono e o orienta a limpar, cercar ou murar local.

A Emsurb estabelece um prazo para o cumprimento das recomendações, e em caso de não-cumprimento o proprietário pode ser multado. Segundo o gerente de espaços públicos da Emsurb, Antônio Pereira, o valor da multa é definido de acordo com o tamanho do terreno. "Além disso, também avaliamos a gravidade da infração cometida. Quando o dono se nega a pagar a quantia estabelecida, encaminhamos o processo para o Ministério Público. A partir daí o Poder Judiciário fica responsável pelo caso", explica.

Diariamente equipes de fiscais e agentes de limpeza estão nas ruas da capital realizando serviços como varrição, capinação, recolhimento de lixo, gadanhamento, entre outros. Tudo isso para evitar doenças como dengue e leptospirose, além da infestação de insetos, ratos e baratas. "Nosso objetivo é cuidar da saúde publica da população e continuar garantindo a qualidade de vida de todos os aracajuanos", salienta Antônio Pereira.

Os moradores da capital podem ajudar a Prefeitura de Aracaju a monitorar e fiscalizar áreas particulares que oferecem riscos à saúde pública. As denúncias podem ser feitas no setor de protocolo da Emsurb, localizado no Parque Augusto Franco (Sementeira); no portal da PMA - www.aracaju.se.gov.br; ou ainda através do telefone 3179-1219.

Ações

Neste último sábado, 24, a equipe da Emsurb integrou as atividades do Mutirão de Limpeza contra a Dengue realizado em toda a extensão do bairro Coroa do Meio. O objetivo da mobilização é intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Após a visita dos agentes de saúde, a limpeza das vias públicas continua. "A meta é manter o bairro ainda mais limpo e ter a cooperação de todos. Colocamos 195 agentes de limpeza para executar o serviço até a próxima quinta, 29", explica a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.