Plano de Investimento encaminha demandas da população

Articulação Política e das Relações Institucionais
27/04/2010 11h06

Há quatro anos, a Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) elabora e executa o Plano de Investimento, que reúne as principais demandas da população. Para este ano, o plano prevê a execução de várias obras solicitadas pelos aracajuanos e já iniciadas pela Prefeitura de Aracaju, a exemplo da ponte sobre o Rio Poxim, que vai interligar os bairros Santa Maria e Jardins, melhorando o trânsito e aproximando a zona de expansão e o Centro.

Segundo o secretário de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, o Plano de Investimento é o resultado das plenárias do Orçamento Participativo, realizadas em todos os distritos da cidade com o objetivo de ouvir o cidadão e suas necessidades. Cada demanda é encaminhada à secretaria ou ao órgão da prefeitura responsável pela execução do serviço ou da obra solicitada.

Depois dessa etapa, o município busca captar recursos e, sempre que possível, realiza as ações solicitadas. As demandas populares vêm sendo ouvidas desde a criação do Orçamento Participativo, em 2001. Ao todo, 90 já foram registradas e encaminhadas, das quais cerca de 80 estão concluídas, em fase de conclusão ou recebendo manutenção.

"A SEPP sempre acompanha a execução das obras e verifica seu estado de conservação. Nossa equipe também está permanentemente ouvindo e encaminhando novas demandas ou demandas cujo atendimento ainda não foi possível", afirma Rômulo Rodrigues, lembrando que recentemente, no mês de março, o prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou a creche do Bairro América, uma antiga reivindicação da comunidade inclusa no Plano de Investimento da SEPP.