Aula inaugural de escola do bairro Santa Maria atrai pais e alunos

Educação
27/04/2010 14h20

Para comemorar o início do ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria, pais e alunos foram recebidos nessa segunda-feira 26, com uma programação especial. Eles foram saudados por professores e coordenadores escolares, que os presentearam com momentos de reflexão, integração e lazer, na perspectiva de evidenciar a importância da educação para a elevação da qualidade do ensino.

Na ocasião, foram discutidos temas como a participação dos pais no processo educativo, os cuidados com a preservação do espaço escolar e do uniforme dos alunos, a disciplina aplicada no seio familiar e a influência dos meios de comunicação na formação de crianças e adolescentes. Logo em seguida, um café da manhã contribuiu ainda mais para a confraternização do grupo.

"A equipe gestora da escola pretende estreitar relações com os pais dos alunos, no sentido de fazê-los se sentir à vontade no espaço de aprendizagem dos próprios filhos. Queremos que percebam que há um trabalho pedagógico sendo desenvolvido na unidade e que a boa educação oferecida em casa é um recurso fundamental para o alcance dos nossos objetivos", declarou a coordenadora pedagógica da Emef, Maria Angélica de Jesus.

Projetos pedagógicos

Um almoço foi oferecido aos pais dos alunos que estudam à tarde na Emef. Diomedes Santos Silva. Assim como os que compareceram pela manhã, eles conheceram alguns projetos pedagógicos a serem desenvolvidos no ano letivo, a exemplo do ‘Recreio Dirigido', voltado para a prática de dinâmicas e jogos durante o intervalo das aulas.

"Também prepararemos todos os canteiros da escola para darmos início ao Projeto 'Arborização e Jardinagem'. Através dele, cada turma de alunos que cursa da 1ª a 4ª série vai ser responsável por um desses espaços ou por caqueiros, mediante orientação de um técnico da Embrapa. O objetivo é enfatizar a importância e a preservação dos recursos naturais", acrescentou Maria Angélica.

Atividades Recreativas

Uma série de atividades recreativas desenvolvidas por animadores infantis transformaram a área de lazer da Emef. Diomedes Santos Silva num espaço de pura diversão. Cama elástica e dezenas de brinquedos, como bolas e bambolê, estiveram à disposição dos alunos matriculados nos turnos manhã e tarde, que logo se organizaram em grupos de acordo com a faixa etária para obter melhor aproveitamento nas competições de dança e corrida. "Estou me divertindo muito no meu primeiro dia de aula. Minha escola agora tem uma nova cor e está muito mais bonita", disse o pequeno Wesley Reis, 10 anos.

Jantar comemorativo

Os alunos inseridos na EJA não ficaram de fora das comemorações. Eles foram recebidos na noite dessa segunda-feira com um jantar promovido pela equipe de coordenadores e professores da Emef. Diomedes Santos Silva. Uma sessão de filme também fez parte da programação, dando margem para discussões sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

Manutenção física

Com 1.002 alunos matriculados nas turmas de 2ª a 4ª séries, bem como no primeiro e segundo ciclo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Paeja (1ª a 4ª séries) e Aceleração II (5ª a 8ª séries), a Emef. Diomedes Santos Silva foi beneficiada com serviços de manutenção física, como pintura, revisão hidráulica e elétrica, além da construção de refeitório e brinquedoteca.

Ao perceber detalhes da estrutura restaurada, a senhora Maria José dos Santos, avó de Cícero dos Santos, 8 anos, afirmou se sentir presenteada. "Meu neto estuda nessa escola há quase dois anos, por isso tenho condições de dizer que a Prefeitura de Aracaju tem investido na educação dessas crianças, oferecendo bons professores e um espaço que agrada pais e alunos. É com muita satisfação que trago meu neto para estudar aqui, com a certeza de que ele vai alcançar muitas vitórias na vida", testemunhou.