Novos conselheiros tutelares participam de capacitação

Assistência Social e Cidadania
27/04/2010 16h22

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), está realizando um curso de formação para os novos conselheiros tutelares, tendo como foco os direitos da criança e do adolescente. O evento teve início na tarde dessa segunda-feira, 26, no Hotel Parque das Águas, e segue até o próximo dia 3.

Os novos conselheiros foram eleitos no último dia 18 em votação histórica que contou com a participação de 53 mil pessoas. Para a pedagoga especialista em psicologia social Edvalda Cecília Abud, a capacitação tem a intenção de trabalhar as competências e sintonia dos conselheiros tutelares com o público infanto-juvenil.

"Em primeiro lugar, o conselheiro tem que saber ouvir, porque escutar é o ponta-pé inicial de todo processo. O processo de formação tem o objetivo de informar os conselheiros sobre a forma correta de agir após o recebimento de uma queixa sobre violação de direitos recebida pelo Conselho Tutelar. A capacitação também orienta acerca dos encaminhamentos que devem ser dados, que caminhos buscar e como assegurar o respeito às famílias atendidas pelo Conselho Tutelar", ressaltou.

Segundo a conselheira tutelar eleita para o 4º Distrito, Erundina da Cruz Soares Costa, a capacitação irá ajudar a atender da melhor forma crianças, adolescentes e seus familiares. "O meu objetivo dentro do Conselho Tutelar é dar continuidade ao trabalho que realizei durante mais de dois anos junto à Associação dos Moradores da Nova Brasília e ao grupo de escoteiros do Bairro Industrial", frisou.