PMA realiza ações para estimular o protagonismo juvenil

Saúde
27/04/2010 16h18

Formar jovens protagonistas capazes de atuar como multiplicadores de informações na escola e na comunidade é o objetivo da capacitação que acontece nesta terça e quarta-feira, 27 e 28. A iniciativa do Programa DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju é destinada a adolescentes de 13 a 18 anos de idade, estudantes de escolas públicas. O encontro acontece no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), localizado no bairro Ponto Novo.

Na capacitação, os alunos têm acesso não somente a informações sobre prevenção às DST/Aids, mas também sobre gravidez na adolescência, drogas e outras temáticas relacionadas à realidade dos jovens. "É extremamente importante uma atividade como essa porque estimula o debate sobre vários temas, colocando os adolescentes como sujeitos da ação", diz a responsável pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), Jô Oliveira.

Uma metodologia dinâmica foi pensada especificamente para atingir esse objetivo. Durante toda a programação, os adolescentes são estimulados a participar trazendo dúvidas, experiências e conhecimentos. Um total de 40 alunos estão inseridos nas atividades. Eles são estudantes das escolas municipais Jaime Araújo e Santa Rita de Cássia e dos colégios estaduais Dom Luciano e Tobias Barreto.

Protagonismo

Em 2009, o SPE realizou uma série de atividades para trabalhar o protagonismo juvenil. Entre elas destaca-se o circuito de gincanas do Programa 'Por uma Geração sem Aids', que reuniu mais de 200 adolescentes de escolas públicas para discutir a temática da prevenção.

"As estatísticas apontam que o número de adolescentes com Aids tem crescido no Brasil. Por isso a necessidade de trabalhar noções de prevenção e protagonismo junto a esse público que está começando a vida sexual", pontuou a responsável pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.