Programação cultural de escola municipal resgata cultura indígena

Educação
28/04/2010 08h18
Início > Noticias > 41429

Coordenadores e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Teles Menezes, localizada no bairro Cidade Nova, promoveram nesta terça-feira, 27, uma programação cultural em homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. Mediante apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o evento contou com a participação de onze índios da tribo Kariri-Xocó, que realizaram apresentações dançantes e palestras sobre seus costumes.   

De acordo com o coordenador geral da unidade escolar, Wolner de Melo, cerca de 800 alunos que cursam a educação infantil e o ensino fundamental, matriculados nos turnos manhã e tarde, foram contemplados com a visita dos índios. "Estendemos o convite aos pais dos meninos e meninas, para que pudessem conhecer um pouco mais da cultura dos nossos ancestrais. Eles não só aderiram à iniciativa como também aprovaram", afirmou.

Durante toda a programação, os olhares se mantiveram atentos aos rituais de boas vindas, da caça e a celebração do noivado indígena. Para o cacique da tribo, Taruanã Tinga, o objetivo é evidenciar a diversidade cultural e mostrar que as tradições indígenas ainda se mantêm presentes na vida dos brasileiros."Ensinamos aos jovens o que aprendemos na tribo e eles nos ensinam lições de suas próprias vidas, fazem questionamentos e respeitam o nosso conhecimento. Prova disso é que apreciaram o nosso artesanato em madeira do pau-brasil", ressaltou Taruanã Tinga.

A professora de história e uma das organizadoras do evento, Geane dos Santos, se sentiu privilegiada por mostrar aos estudantes algo que vai além dos relatos históricos contidos nos livros didáticos. "Muitos alunos acreditavam que os índios estavam presentes apenas nos livros e nas histórias do passado. Por esse motivo decidi trazer a tribo para comprovar através de seus rituais, danças e celebrações que a cultura dos nossos ancestrais ainda está viva e merece ser conhecida por todos", afirmou.

Kariri-Xocó

Os Kariri-Xocó são um grupo indígena brasileiro que habita na margem esquerda do rio São Francisco, nos limites do município de Porto Real do Colégio, situado no Estado de Alagoas, mais precisamente na Área Indígena Kariri-Xocó. Atualmente, uma média de 3.000 habitantes formam a tribo indígena. Eles são originários da fusão de diversos grupos indígenas que no final do século XIX buscaram refúgio no aldeamento dos Kariris de Colégio.