Lideranças políticas, sociais e empresariais de 18 municípios petrolíferos do estado de Sergipe estiveram reunidas na noite dessa terça-feira, 27, durante a abertura do III Fórum de Desenvolvimento dos Municípios Petrolíferos Sergipanos. Representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve presente no evento o vice-prefeito da cidade, Silvio Santos.
O fórum, que se estende até o dia 28 de abril, tem o objetivo de ampliar o debate sobre a emancipação econômica dos municípios, além de estimular o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo. O evento é uma promoção do Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo (Prominp) e do Governo de Sergipe, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae-SE) e a Petrobras, com o apoio da PetroGás, Gespública e do Movimento Competitivo de Sergipe.
Logo após a participação da Orquestra Sanfônica de Sergipe, que executou o Hino Nacional, a cerimônia foi iniciada com a fala do vice-prefeito de Aracaju, que fez questão de parabenizar a iniciativa dos organizadores do evento. "Esperamos que este fórum seja bastante produtivo e que atenda às expectativas dos seus idealizadores", declarou Silvio.
Em nome da Prefeitura Municipal de Aracaju, o vice-prefeito também parabenizou o Prominp, o Governo de Sergipe, o Sebrae e a Petrobras pela iniciativa. "Ações como esta visam promover, a partir do empreendedorismo e dos pequenos negócios, o desenvolvimento econômico dos municípios sergipanos", afirmou ele.
Fórum
O fórum pretende envolver os governos municipais no aproveitamento das oportunidades e desafios da Cadeia de Petróleo e Gás, fomentar a integração dos municípios petrolíferos sergipanos no processo de desenvolvimento das potencialidades territoriais e debater ações voltadas para a melhoria da gestão pública desses municípios.
Em sua fala, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, ressaltou a importância da parceria liderada pelo Sebrae e pela Petrobras, resultando na Rede PetroGás. "Os técnicos que tornam possível esse projeto merecem todo o nosso reconhecimento, pelo esforço e abnegação com que encaram esse trabalho", disse Santana.
O secretário enfatizou também o mérito dos organizadores do fórum em trazer as administrações municipais para o debate. "Isso é muito importante, porque o município é onde as coisas acontecem e onde a economia está instalada. Por isso, as administrações municipais não podem se furtar de participar dessa discussão e dar a sua contribuição", ressaltou ele.
Durante todo o evento, o público poderá participar de palestras expositivas, debates interativos, além de conhecer o potencial turístico, econômico e cultural de cada município. Isso porque foi montada ao lado do auditório do Hotel Parque dos Coqueiros, onde está sendo realizado o fórum, uma pequena feira, composta por estandes com produtos, ações empreendedoras e potenciais econômicos de cada região.
Produção
No ranking da Petrobras, a unidade de negócios Sergipe e Alagoas (UN-SEAL) é a 5ª colocada em exploração e produção de petróleo e gás, ficando atrás somente das duas unidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Ceará. Se forem consideradas apenas as regiões Norte e Nordeste, a unidade local ocupa o 2º lugar.
Além da capital, Aracaju, também são produtores de petróleo os municípios sergipanos de Barra dos Coqueiros, Brejo Grande, Capela, Carmópolis, Divina Pastora, Estância, General Maynard, Itaporanga D'Ajuda, Japaratuba, Maruim, Pacatuba, Pirambu, Riachuelo, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão e Siriri.
Programação
Na solenidade de abertura, foi lida a Carta de Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Petrolíferos de Sergipe. Para fazer a leitura do documento, foi convidado o secretário municipal de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, que na ocasião representava todos os atores políticos e sociais que participaram da formulação da carta.
O evento contou também com a palestra ‘Perspectivas e desafios para os municípios petrolíferos diante da realidade do Pré-Sal', proferida pelo engenheiro mecânico José Renato Ferreira de Almeida, coordenador nacional do Prominp.
No segundo dia do evento, será realizado o painel ‘Redes Sociais e Desenvolvimento', com a participação de palestrantes como Maria Lúcia Falcón, secretária de Estado do Planejamento, e o professor doutor Francisco Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
No encerramento do fórum, o tema debatido será ‘Gestão & Desenvolvimento no Estado de Sergipe: Perspectivas e Desafios'. Participam deste último painel o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, Edilson Nascimento, representante do Sebrae-SE, e Sydney Granja, da Petrobras-RJ, entre outros.
Presenças
Prestigiaram o evento o vice-governador do estado, Belivaldo Chagas, o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Paulo Viana, o prefeito de Maruim, Gilberto Maynard, e o secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana.
Também participaram da abertura do fórum a vereadora Rosângela Santana, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué Modesto, o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, o diretor-presidente da Sergipe Gás S.A. (Sergás), Fernando Akira Ota, o gerente de comunicação empresarial da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, o diretor administrativo e financeiro do Sebrae-SE, Marcelo Barreto.