Através do Programa Atende, pessoas com deficiência física ou dificuldades temporárias de locomoção residentes na capital sergipana que têm consultas, sessões de fisioterapia e exames agendados em clínicas médicas da cidade podem solicitar o serviço de transporte gratuito e adaptado.
O serviço é resultado de uma parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Na época de sua criação, em 2006, o programa surgiu como medida paliativa pela ausência de elevadores e espaços destinados aos cadeirantes nos ônibus da capital. Hoje, muitos ônibus já possuem equipamentos especiais, mas o programa continua ativo para facilitar a vida daqueles tem têm dificuldades de locomoção, sejam elas permanentes ou temporárias.
De acordo com a secretária adjunta da Semasc, Edvaneide Paes, o serviço funciona de segunda a sexta-feira das 7:30 às 17:30 horas. Uma possibilidade que vem sendo estudada pela Prefeitura de Aracaju é a ampliação do programa, uma vez que a demanda é muito grande.
Veículos
Atualmente, três vans da SMTT realizam o transporte dos portadores de necessidades especiais. Os três veículos atendem por dia, em média, 30 usuários mais o acompanhante de cada um. As vans têm ar-condicionado e são adaptadas com elevadores hidráulicos.
O serviço deve ser solicitado com 48 horas de antecedência através do telefone (79) 3218-7860. Os motoristas do serviço são devidamente treinados e o transporte é feito com total segurança e conforto. Funcionários da SMTT prestam atendimento personalizado a cada cidadão.