PMA atua na prevenção e no controle da hipertensão

Saúde
28/04/2010 11h33
Início > Notícias > PMA atua na prevenção e no controle da hipertensão

Na última segunda-feira, 26 de abril, foi comemorado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, uma doença que, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atinge 30% da população brasileira, mata 300 mil brasileiros por ano e é responsável pela morte de uma pessoa a cada dois minutos no país. Na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem desenvolvendo ações de prevenção e controle da hipertensão.

O Programa ‘Saúde do Adulto e do Idoso' trabalha de forma sistemática para reduzir o número de pessoas que sofrem com esse mal. O plano de ações inclui a oferta de atividades físicas gratuitas através do projeto Academia da Cidade, realizado em parceria com o Programa de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT), além de orientações sobre cuidados com a alimentação e do controle da obesidade, no Ambulatório de Obesidade do Hospital Universitário (HU).

A SMS produz e distribui material educativo nos postos de saúde. Os trabalhos de conscientização da população e dos pacientes também abordam questões como redução do consumo do álcool e do fumo. "Nosso trabalho não é pontual, mas sim multidisciplinar e contínuo, principalmente por se tratar de uma doença que na maioria dos casos não manifesta sintomas", salienta a coordenadora do Programa ‘Saúde do Adulto e do Idoso', Karla Magali Lima.

Para garantir atendimento e tratamento adequados aos pacientes com pressão alta, a SMS investe na capacitação de médicos e enfermeiros. "Fazemos treinamentos que cumprem o objetivo de rever e atualizar conceitos sobre a hipertensão, trabalhados pela Associação Brasileira de Hipertensão e pela Associação Brasileira de Cardiologia", explica Karla Lima. A secretaria ainda promove palestras em universidades, órgãos públicos e empresas.

Números

A hipertensão é uma doença grave e silenciosa. Responsável por 40% dos infartos e por 80% dos acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Em muitos casos, a doença só é diagnosticada após a ocorrência de um infarto. Por isso, a importância do acompanhamento. De acordo com a SMS, somente no mês de fevereiro de 2010 a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) cadastrou 31.687 mil pessoas identificadas como hipertensas. Através de visitas domiciliares, são acompanhados pelos agentes de saúde 27.447 pacientes.

Segundo a coordenadora de Programa da Saúde do Adulto e do Idoso, Karla Magali Lima, as graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. "O ideal é que o paciente identificado como hipertenso tenha um acompanhamento contínuo. A depender do caso, é necessário verificar a pressão arterial uma vez por semana. Todas as unidades básicas de saúde de Aracaju oferecem o serviço", orienta.

Medicamentos

A Secretaria Municipal de Saúde distribui para a população 13 tipos de medicamento que garantem o tratamento da doença. "Devido à importância do tratamento da hipertensão, a abordagem é uma das mais completas da secretaria. Não apresentamos déficit no estoque, os medicamentos estão disponíveis a todo aracajuano. E ainda estão chegando novos medicamentos", informa Karla Lima.