Prefeitura realiza ações educativas na área de Saúde Bucal

Saúde
28/04/2010 17h41
Início > Notícias > Prefeitura realiza ações educativas na área de Saúde Bucal

Nesta quarta-feira, 28, durante todo o dia, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou uma série de atividades educativas e preventivas na área de Saúde Bucal. As ações fazem parte do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Pela manhã, as atividades foram direcionadas a crianças de três a seis anos de idade matriculadas no Centro Educacional Bem Me Quer, no Centro.

A cirurgiã-dentista Aparecida Batista Melo, da Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo de Souza, foi a responsável por organizar as ações na instituição de ensino. "Realizamos palestras sobre a forma correta de escovação e a necessidade de manter hábitos saudáveis de alimentação. É um trabalho preventivo, para que essas crianças possam desde já adquirir hábitos de educação e higiene", pontuou.

Além de participarem de uma palestra, as crianças do Centro Educacional Bem Me Quer puderam treinar os movimentos de escovação, tiveram aplicação de flúor e aprenderam a usar corretamente o fio-dental.

USF Adel Nunes

Já durante a tarde, foi a vez das mães atendidas pelo Programa Bolsa Família receberem orientações sobre como manter uma boca saudável. As atividades aconteceram na USF Adel Nunes, no bairro América. De acordo com a assistente social da unidade, Marta Rollemberg, as mães e as crianças formam um público-alvo estratégico, pois levam educação a toda a família.

"Todos os meses, realizamos reuniões e atividades com as mães beneficiárias. Já trabalhamos temas como prevenção, sexualidade e hoje enfocamos os cuidados para prevenir a herpes bucal. Também realizamos uma palestra sobre o papel da mãe", afirmou a assistente social. Além dos espaços educativos, foi realizado um desfile com as mães e distribuição de brindes doados por funcionários da própria unidade de saúde, como lençóis e toalhas.

Para a dona de casa Vanessa Dantas, moradora do bairro América, participar de ações como essa ajuda a entender melhor vários aspectos que norteiam sua vida de mãe e mulher. "Eu adoro vir a esses espaços porque nos incentiva a conhecer melhor o nosso corpo e a nos prevenir de doenças. Muitos pensam que o posto de saúde só funciona quando as pessoas ficam doentes. Mas, quando a comunidade participa, ela entende a importância da USF", destacou Vanessa.

Prêmio

Devido à realização de ações como essa e à ampla cobertura do Programa Municipal de Saúde Bucal, Aracaju recebeu no último dia 23 o prêmio Brasil Sorridente, criado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para valorizar prefeituras que se destacam na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal. A capital sergipana conquistou o primeiro lugar na categoria que reuniu municípios com mais de 300 mil habitantes, ficando na frente de cidades como Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE).