Aracaju vacina mais de 6 mil mulheres grávidas contra H1N1

Saúde
28/04/2010 18h01
Início > Notícias > Aracaju vacina mais de 6 mil mulheres grávidas contra H1N1

A cidade de Aracaju tem 8.328 mulheres grávidas e destas 6.748 foram vacinadas contra a influenza H1N1 até quarta-feira, dia 28. Com esse registro, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) ultrapassa a meta do Ministério da Saúde (MS) para esse grupo, com uma cobertura de 81%03. A meta nacional é de 80%.

Além das grávidas, Aracaju está próxima de alcançar 100% da cobertura do grupo de crianças de seis meses a dois anos. Hoje, para esse público, Aracaju registra uma cobertura de 97,08%, com a aplicação de 14.016 doses. O número de crianças aracajuanas nessa faixa etária é de 14.437.  Já em relação a vacina para os jovens adultos, o município ainda não conseguiu atingir a meta. Esses dados podem ser observados pelo site do MS, no endereço eletrônico www.pni.datasus.gov.br.

Grávidas


A avaliação da primeira onda da pandemia da H1N1, em 2009, aponta a gestante como um dos grupos populacionais mais atingidos pela gripe, em todo o mundo. "As grávidas são prioritárias nessa campanha porque foram atingidas em maior número tanto em termo de letalidade (em números de óbitos) quanto de morbidade (adoecimento com internação hospitalar", explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Tânia Maria.

"Ainda que tenhamos alcançado a meta da campanha nacional, a Prefeitura de Aracaju vai se esforçar para vacinar 100% das nossas gestantes. E é sempre importante reforçar nosso apelo para que todas as mulheres grávidas procurem a Unidade de Saúde mais próxima para tomar a vacina contra a H1N1", conclama Tânia Maria.

Idosos

Desde segunda-feira, dia 26 estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Aracaju a vacina contra a Influenza H1N1 para idosos portadores de doenças crônicas. Já a campanha de vacinação contra a gripe comum para os idosos será aberta no dia 8 e vai até 21 de maio.

"Continuamos disponibilizando as vacinas contra a gripe H1N1 em todas as unidades de saúde para jovens de 20 a 29 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos", lembra a coordenadora da campanha de vacinação contra a influenza H1N1 em Aracaju, Débora Moura.