Oficina de Papel dissemina consciência ambiental

Serviços Urbanos
29/04/2010 09h52
Início > Notícias > Oficina de Papel dissemina consciência ambiental

Há 12 anos, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), mantém a Oficina de Papel, projeto sem fins lucrativos que recicla e transforma papéis de jornal e revista em artesanato. As atividades acontecem no Parque Augusto Franco (Sementeira) e têm função educativa, despertando a preocupação com a preservação do meio ambiente.

De acordo com a coordenadora do projeto, Cristina Sales, o objetivo da Oficina de Papel é criar nas pessoas uma nova perspectiva de vida, através do reaproveitamento do lixo. "Ainda que a gente não possa aproveitar tudo que consumimos, pelo menos o papel de jornal e revista pode ser reutilizado. É isso que a gente faz e estimula aqui", explica Cristina Sales.

Além de reciclar e transformar materiais que seriam jogados no lixo, a iniciativa também promove oficinas em escolas, universidades, empresas, ONGs, associações de moradores, entre outros espaços, para ensinar a técnica de reaproveitamento do papel.

"Qualquer instituição pode solicitar oficinas através de um ofício. A equipe da Oficina de Papel pode ir até o local ou as pessoas podem vir à Emsurb para receber as orientações e conhecer o nosso trabalho", afirma a coordenadora do projeto.

Colaboração

O papel reaproveitado é enviado pela própria população. Nove funcionárias trabalham na transformação do material recebido, entre elas Eliane Rodrigues Nascimento. Para ela, o projeto é muito importante, porque, além de aprender, ela tem a oportunidade de passar o conhecimento a outras pessoas.

"Eu estou aqui há 10 anos mais ou menos. Quando damos oficinas, as pessoas vêem que o papel não serve só para ler e jogar fora. Quando elas conhecem esse trabalho, percebem que é totalmente diferente. Às vezes somos convidadas para fazer exposição, mas não vendemos as peças, porque este é um trabalho educativo", conta Eliane Rodrigues.