Município finaliza aplicação da Provinha Brasil

Educação
29/04/2010 17h27
Início > Notícias > Município finaliza aplicação da Provinha Brasil

Os alunos que cursam o 2º ano ou a 2ª série em escolas da rede municipal participaram até o final da tarde desta quinta-feira, 29, da Provinha Brasil 2010/1. O exame tem 24 questões objetivas, cada uma com quatro alternativas, e serve para verificar o nível de aprendizagem das crianças. A Provinha Brasil 2010/1 começou a ser aplicada nessa quarta-feira, 28. Cerca de 3.400 alunos de 37 escolas responderam a avaliação. 

De acordo com a coordenadora pedagógica da EMEF Ministro Geraldo Barreto Sobral, Acácia Henrique de Santana, o interesse em acompanhar o processo evolutivo da criança faz com que coordenadores escolares e professores considerem a Provinha Brasil uma importante aliada da melhoria da qualidade do ensino. "O grupo gestor da escola tem priorizado a elevação do rendimento escolar dos meninos e meninas. Os resultados obtidos anualmente têm servido de referência para o constante aperfeiçoamento do nosso trabalho", declarou a coordenadora pedagógica.  

Na EMEI Profª Rachel Cortes Rollemberg, a disciplina e a concentração das crianças prevaleceram durante a resolução da prova. Segundo a professora polivalente Ana Paula da Cruz, as avaliações foram aplicadas pelos professores, coordenadores e suportes pedagógicos em quatro turmas. "A escola tem obtido resultados cada vez mais promissores no que diz respeito à avaliação do Ministério da Educação, através da Provinha Brasil. Em virtude disso, os alunos se sentiram ainda mais motivados a se submeter ao exame", ressaltou.

Dividida em duas fases, as Provinha Brasil é elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e distribuída a todas as secretarias de educação, com o objetivo de identificar o nível de alfabetização dos alunos e fazer com que professores e coordenadores escolares utilizem os resultados para qualificar o ensino.