Prefeitura reforma e amplia escola no Santos Dumont

Infraestrutura
30/04/2010 09h05
Início > Noticias > 41473

Nos próximos meses, cerca de 600 alunos do bairro Santos Dumont e adjacências terão maior conforto e segurança em uma das principais unidades de ensino da localidade. Realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Letícia Soares de Santana segue em ritmo acelerado. Com uma equipe de 20 profissionais trabalhando diariamente na execução dos serviços, a previsão é de que a obra seja concluída já no início de agosto.

Na reforma e ampliação da escola, que foi iniciada em 1º de março deste ano, estão sendo investidos R$ 619.993,09. O serviço total compreende 956,55 m² de área construída. As equipes trabalham na etapa de fundação e aterro de aproximadamente um metro de altura para a construção de uma biblioteca. As casas de lixo e de gás serão ampliadas.

Em todas as 10 salas de aula, assim como na sala de informática, de professores, secretaria, diretoria, cantina, refeitório, despensa e banheiros já foi iniciada a aplicação de cerâmica. Na parte externa da escola será feita a reconstrução da calçada e do muro em todo o seu entorno. Foram construídas rampas de acesso para portadores de necessidades especiais dentro e fora da unidade de ensino, garantindo o enquadramento da instituição dentro dos padrões nacionais de acessibilidade.

Nova escola

De acordo com a engenheira responsável pela obra, Sheila Trope, depois de concluído o serviço, a impressão será de que a escola é outra. "Todas as antigas vigas foram demolidas e substituídas por novas, os pilares foram refeitos, o telhado será modificado, e as instalações elétricas e hidráulicas serão trocadas", esclarece.

A engenheira ressalta que a segurança da unidade de ensino é um dos pontos cruciais do projeto. "Foram retirados os cobrogós e em todas as salas, as janelas serão de esquadrias de alumínio e terão grades externas galvanizadas para assegurar a tranquilidade dos alunos e professores e garantir a preservação do patrimônio público", afirma.

Outra mudança ocorrerá na antiga quadra de esportes. O piso será refeito e pilares serão instalados para a sustentação da cobertura metálica. "Os alunos dos três turnos da unidade de ensino terão orgulho do lugar onde estudam", assegura.