Escola no Lamarão é reformada e ampliada

Infraestrutura
03/05/2010 10h46
Início > Notícias > Escola no Lamarão é reformada e ampliada

Para garantir ensino de qualidade é necessário contar com uma estrutura completa, com conforto, segurança e todos os recursos necessários à aprendizagem. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da  meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão.

Iniciada em março, a obra está orçada em R$ 1.889.413,85 e irá transformar a escola em uma instituição de ensino modelo, além de possibilitar a ampliação do número de vagas. A área total da Emef é de 4.214, 41 m², sendo que destes 2.237, 19 m² são de área construída e 1.997,22 m² são de área livre (corredores de circulação, jardins, entre outros espaços).

De acordo com o engenheiro fiscal da Emurb, Geraldo Santana, a escola será completamente modificada. "Foram construídas quatro novas salas de aula e as 16 existentes foram ampliadas. Além disso, toda a parte administrativa [secretaria, sala de direção, coordenação pedagógica] também passará por ampliações", detalha.

Estrutura

Dependências essenciais como refeitório, cozinha, despensa e banheiros, além de terem sido ampliadas, tiveram o piso modificado e receberão aplicação de azulejo nas paredes. As salas de leitura e informática, bem como a biblioteca, também foram ampliadas e serão equipadas com ar condicionado, proporcionando mais conforto aos alunos.

Outras dependências que tiveram ampliações foram a casa de lixo, casa de gás e o reservatório de água. As antigas instalações elétricas e hidráulicas serão substituídas por novas. Todo o telhado e o madeiramento da escola passaram pelo processo de revisão e novas vigas e pilares foram construídos em alguns pontos com a finalidade de assegurar mais segurança.

O direito à acessibilidade também será garantido aos usuários e visitantes da escola. Rampas, corrimãos, piso tátil, banheiros adaptados, portas largas e mais espaço nas áreas de circulação também fazem parte do projeto.

Bicicletário

Geraldo Santana conta que outra novidade na escola foi a construção de um estacionamento e de um bicicletário. "Os alunos de bairros mais distantes poderão guardar suas bicicletas com segurança. Além disso, é mais um estímulo à prática do ciclismo. Já os visitantes e funcionários que possuem carro vão dispor de estacionamento", afirma.

Ritmo

Sessenta profissionais trabalham diariamente de segunda a sexta-feira em ritmo acelerado. No momento estão sendo construídos pórticos na entrada da unidade de ensino. a equipe trabalha também no assentamento e no reboco de boa parte das dependências da escola.

"Assim que essa parte do serviço for concluída, o muro no entorno da escola será reconstruído e posteriormente serão instaladas as grades e os novos portões. Se o andamento dos serviços se mantiver assim, a escola deverá ser entregue algumas semanas antes do prazo previsto", assegura.