Coordenadores escolares discutem ações para melhoria do ensino

Educação
05/05/2010 09h24
Início > Noticias > 41523

Em mais uma reunião com a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o grupo de trabalho formado por coordenadores gerais de unidades escolares discutiu assuntos relacionados ao gerenciamento de ações que visam a melhoria da qualidade do ensino. O encontro aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, e contou com a presença da coordenadora de gestão escolar da Semed, Maria José Guimarães, do diretor administrativo financeiro, Marcus Goettenauer, e do diretor de educação básica, Evilson Nunes.

Orientações sobre o funcionamento de um processo licitatório foram transmitidas pelo diretor administrativo financeiro, na perspectiva de ressaltar a importância do planejamento para a compra de materiais. "É necessário explicar aos coordenadores como se dá o processo licitatório, com base na Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, que estabelece normais gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Tal processo garante a idoneidade das compras e possibilita que todos os fornecedores participem de forma igualitária", declarou Goettenauer.

A apresentação do ‘Quadro Síntese de Acompanhamento das Demandas Escola-Semed', elaborado com base no parecer dado pelos próprios coordenadores através das ‘Fichas de Acompanhamento de Demandas Escola-Semed', distribuídas a cada reunião do GT, evidenciou o desempenho dos gestores das escolas na busca pela constante qualificação do ensino público municipal.

"O GT dos coordenadores escolares é um benefício dado pela Semed, que trabalha pela educação com gestão democrática. O seu funcionamento tem trazido melhorias para a escola, se estendendo para a comunidade em que está inserida", afirmou a coordenadora geral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaime Araújo, Iraildes Santos.  

Com base na leitura do texto ‘Diretor de escola pública, um articulador', de Martha Abrahão Saad Luchesi, os participantes ainda dialogaram sobre as maiores dificuldades ou resistências enfrentadas no exercício da administração escolar, o papel que a competência técnico-pedagógica tem no processo de gestão escolar, a participação dos docentes, discentes, funcionários e pais na escola.

Grandes Cidades

Na ocasião, Tereza Cristina fez uma síntese dos principais temas abordados no ‘11° Grupo de Trabalho das Grandes Cidades', realizado em Florianópolis (SC) entre os dias 26 e 28 de abril. O evento foi promovido pelo Ministério da Educação através da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

"O evento deu ênfase à obrigatoriedade da educação básica de 4 a 17 anos até o ano de 2014, à formação inicial do professor dos primeiros anos do ensino fundamental, à escolaridade da população brasileira, entre outros assuntos. Tudo isso com objetivo de discutir e propor estratégias que visem a melhoria da educação brasileira", contou a secretária municipal da Educação.