Um lugar que ofereça segurança, carinho e boa alimentação para as crianças. Esse é o sonho de todas as mães que deixam seus filhos em creches antes de ir trabalhar. Para atender aos anseios dessas mães, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferece aos pequeninos unidades diferenciadas, com estrutura especial e equipe preparada.
Na creche Pierre Averan, localizada no Bairro Industrial, por exemplo, 32 crianças de 0 a 3 anos de idade recebem os cuidados de uma equipe de educadores que desenvolve atividades pedagógicas variadas, como exibição de filmes, brincadeiras, colagens e modelagem.
De acordo com a coordenadora da creche, Maria Núbia de Jesus, a rotina é de 12 horas. As crianças entram às 6h30 e saem às 18h. Na creche, as crianças tomam banho, se alimentam, se divertem, aprendem a escovar os dentinhos, tiram um cochilinho à tarde e depois voltam para seus lares.
É dessa forma que meninos e meninas dão os primeiros passos na sua formação intelectual e moral. Por isso, segundo a coordenadora, o carinho, o cuidado e a boa alimentação são imprescindíveis.
Alimentação
A Semed desenvolveu um cardápio padrão para todas as escolas e creches da rede municipal de ensino, baseado na preocupação com a qualidade de vida. No caso das creches, a alimentação é escolhida de acordo com a idade.
Crianças entre 4 e 12 meses fazem uma alimentação láctea, com mingaus e papinhas de frutas. A partir dessa idade, a alimentação passa a ser mais diversificada, com arroz, feijão, macarrão, verduras, carnes, sopinha e frutas.
"A alimentação é algo fundamental para o desenvolvimento escolar dos pequenos. É ela que vai garantir a atenção nas salas de aula e o bom desempenho nas atividades cotidianas", salienta a nutricionista da Semed, Andréa Porto de Lima.