Escolas iniciam preparativos para Olimpíada da Língua Portuguesa

Educação
06/05/2010 14h08
Início > Noticias > 41541

As oficinas preparatórias e o recebimento dos kits contendo o material de apoio da ‘Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro' já despertaram o interesse de estudantes e professores das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), como Jornalista Orlando Dantas, Professor José Antônio da Costa Melo, Olga Benário e Carvalho Neto. O material compreende uma sequência didática para o ensino de leitura e produção de textos em quatro gêneros textuais: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.

O evento é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e objetiva contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, ampliando o interesse dos alunos pela aprendizagem e se consolidando como importante atrativo do calendário nacional direcionado à educação.

Em sua segunda edição este ano, o concurso será realizado com base no tema ‘O lugar onde vivo', a partir do qual alunos de escolas das redes públicas, do 5º ano (ou 4ª série) do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de todo o território nacional, sob a orientação dos professores, deverão resgatar histórias do cotidiano, mediante estreitamento dos vínculos com a comunidade e as relações sociais que os cercam.

Para a professora de Língua Portuguesa da Emef. Carvalho Neto, Elizangela Andrade, a Olimpíada de Língua Portuguesa propicia a multidisciplinaridade. "Através das oficinas e momentos dedicados à produção dos textos, os alunos estão sendo motivados a exercitar a leitura e a interpretação de gêneros literários diferentes. Isso trará grandes benefícios para a aprendizagem de conteúdos de todas disciplinas", destacou a professora, que já efetivou sua inscrição.

Referência

Em 2008, o estudante Jonatan Vieira Barros, 12 anos, aluno da 5ª série da Emef. Professor Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria, obteve melhor desempenho na etapa estadual da olimpíada, na categoria poesia, sendo um dos semifinalistas da competição e representante do Estado na fase seguinte. O garoto viajou para o Recife (PE) no mês de novembro, acompanhado pela professora de português Antonia Rosana da Silva e concorreu com participantes de outros quatro  estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Inscrição

Para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa, os alunos das redes estadual e municipal de ensino, assim como os professores e secretarias de educação, deverão preencher e enviar, através da internet, os termos de adesão até o dia 14 de maio. A expectativa do MEC e da Fundação Itaú Social é contar com 98% dos municípios, com a inscrição de 200 mil professores e cerca de 9 milhões de estudantes de todas as regiões do país. Mais informações pelo telefone 0800 771 9310, e nos endereços eletrônicos: www.mec.gov.br e www.fundacaoitausocial.org.br.

Seleção

Serão organizadas as comissões julgadoras nas escolas, municípios e estados para seleção dos melhores textos em cada categoria. Na etapa regional, os 500 semifinalistas indicados pelas comissões julgadoras estaduais e seus professores viajam juntos para Brasília (DF), onde alunos e professores participam de atividades culturais e de formação.

Premiação

Assim como na primeira edição, também na deste ano serão escolhidos textos que obtiverem maior destaque em cada uma das quatro categorias do concurso, com premiações nas diferentes etapas, sendo que os 500 alunos semifinalistas e seus professores receberão medalha e livros; 152 alunos finalistas e seus professores, medalha e aparelho de som portátil; escolas dos 152 finalistas, placa de homenagem; 20 alunos vencedores e seus professores, microcomputador e impressora; escolas dos 20 vencedores, 10 microcomputadores, uma impressora e livros para ampliação do acervo da biblioteca.