Estudantes voltam a ser beneficiados com a meia passagem

Transporte e Trânsito
07/05/2010 12h50
Início > Notícias > Estudantes voltam a ser beneficiados com a meia passagem

A partir desta sexta-feira, 7, estudantes matriculados em pré-vestibulares, cursos de pós-graduação e de ensino à distância podem recadastrar e recarregar o cartão escolar. Essa é a determinação da Prefeitura Municipal de Aracaju, que garantiu o retorno do direito à meia passagem, benefício cancelado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) sem aviso prévio à SMTT.

A resolução para o problema foi definida no último sábado, 1°, durante reunião entre o superintendente da SMTT, Osvaldo Nascimento, e o prefeito Edvaldo Nogueira. Na última segunda, 3, representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram informados sobre a volta do benefício.

"A atitude tomada pelo Setransp foi unilateral e por isso foi decidido que essa questão seria normalizada e os estudantes poderiam usar a meia passagem, que é um direito deles. Tudo que estiver dentro da lei deve ser e será concedido", explica o superintendente da SMTT.

Vale lembrar que, no caso do benefício da meia passagem para estudantes do pré-vestibular, só terão direito aqueles matriculados em instituições que estejam regulares junto ao Conselho Estadual de Educação.

Recadastramento

De acordo com o coodenador de Passe Escolar da SMTT, Diogo Crispim, o recadastramento pode ser realizado quase que integralmente pela internet. Basta acessar o site www.maisaracaju.com.br ou clicar no menu 'passe escolar', situado no acesso rápido do Portal da Mobilidade, e em seguida clicar em 'Cadastre-se ou Recadastre-se 2010/1'.

"É necessário informar os dados pessoais e escolares solicitados, tais como número do cartão Mais Aracaju Escolar, nome completo, número da carteira de identidade [caso o estudante não possua vale a certidão de nascimento], endereço residencial e instituição de ensino na qual está matriculado", explica Diogo.

Após o envio desses dados, é preciso que o aluno se dirija à escola para solicitar a declaração de autorização de recadastramento. "Esse documento é importante, pois deve ser apresentado no momento em que o estudante for realizar a primeira recarga após o recadastramento. Também é necessário levar um comprovante de residência dos últimos seis meses em nome do aluno ou dos pais", lembra.

Para os estudantes que não têm acesso à internet, basta comparecer à sede do Setransp e apresentar os seguintes documentos: cartão Mais Aracaju Escolar; comprovante de residência com fotocópia (em nome do estudante ou dos pais declarados); comprovante de matrícula com fotocópia (anual, se for estudante do Ensino Fundamental e Médio; semestral, se for universitário, aluno de curso profissionalizante, pré-vestibular ou supletivo).