Programa de Saúde Bucal reúne conselheiros para planejar pesquisa

Saúde
10/05/2010 17h14
Início > Notícias > Programa de Saúde Bucal reúne conselheiros para planejar pesquisa

Na manhã desta segunda-feira, 10, integrantes do Programa Saúde Bucal de Aracaju se reuniram com representantes do Conselho Municipal de Saúde para traçar as estratégias da pesquisa a ser realizada na capital sergipana nos meses de maio e junho. O estudo faz parte do SB (Saúde Bucal) Brasil 2010, um levantamento que vai colher dados sobre a saúde bucal em todo o país com o objetivo de melhorar as políticas públicas direcionadas a essa área.

Em Aracaju serão examinadas, em domicílio, 1.410 pessoas. Os grupos de interesse da pesquisa abrangem a seguintes faixas etárias: 5 a 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, e 65 a 74 anos. "Os exames são indolores, não demoram mais do que vinte minutos e serão realizados por equipes identificadas com crachás, utilizando material totalmente descartável", explicou a coordenadora do Programa Municipal Saúde Bucal, Iucema Santana Santos.

Na reunião de hoje, além de apresentar as estratégias de ação dos técnicos que farão a pesquisa, a equipe do Programa de Saúde Bucal solicitou que os conselheiros facilitem a realização do levantamento, conscientizando as comunidades sobre a necessidade do estudo para o planejamento das ações e dos investimentos em saúde bucal.

Planejamento

Dez equipes vão atuar durante na pesquisa, cada uma composta por um examinador e um anotador. "O ponto de partida para a realização do levantamento serão as oficinas de calibração de examinadores e anotadores [dentistas e auxiliares de saúde bucal], que acontecem nos dias 17 e 24 de maio e no dia 6 de junho", disse a assessora técnica do Programa de Saúde Bucal de Aracaju, Agda Freire.

Entre os bairros sorteados para participar da pesquisa estão: Centro, Salgado Filho, Suíssa, Grageru, Cirurgia, Siqueira Campos, Atalaia, José Conrado, Aeroporto, 18 do forte, Santos Dumont, Jardim Centenário, Inácio Barbosa, Santo Antônio, Lamarão, Cidade Nova, Jabotiana e Coqueiral. Alguns bairros terão duas áreas censitárias visitadas pelos pesquisadores. São eles: Ponto Novo, Coroa do Meio, Farolândia, São Conrado, Bugio e Soledade.