PMA e Governo do Estado compartilham execução de obras no Santa Maria

Infraestrutura
12/05/2010 16h56
Início > Noticias > 41570

Em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Prefeitura de Aracaju vai investir mais de R$ 13 milhões em obras de infraestrutura no bairro Santa Maria. Realizada em conjunto com o Governo do Estado, a iniciativa compreende serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação e implantação de redes de água e esgoto nos conjuntos Governador Valadares, Padre Pedro e comunidades Santa Maria, Terra Dura, Maria do Carmo e Senhor do Bomfim.

Para facilitar o planejamento das ações, foi instituído pela Caixa Econômica Federal (CEF) o Gabinete de Gestão Integrada do PAC (GGI), que mensalmente acompanha o desenvolvimento das obras realizadas pela parceria entre as esferas municipal, estadual e federal. No bairro Santa Maria, as obras foram dividas em duas fases: a primeira abrange as intervenções realizadas no subsolo e a segunda os serviços realizados na camada superficial das vias.

A primeira parte da obra é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que fará a implantação das redes de água, esgoto e drenagem. Somente após a conclusão desta etapa, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) dará início à segunda fase, com a terraplenagem e pavimentação das vias da localidade.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Roberto Costa, as obras da Deso são executadas na primeira fase para evitar transtornos aos moradores e gastos desnecessários com recuperação do pavimento. "As obras do município não podem ser executadas antes da conclusão do cronograma da Deso. Não podemos pavimentar uma rua que, em seguida, seria aberta para a implantação das redes de água, esgoto e drenagem. Tudo deve ser seguir a ordem de execução para evitar desperdício de dinheiro público e reduzir os transtornos para quem reside na área", esclarece Paulo Costa.

Licitação

Na última reunião do GGI, que ocorreu no dia 28 de abril, a Deso comunicou o reinício do processo licitatório das obras de drenagem no bairro Santa Maria. Segundo dados da Deso, para as comunidades Terra Dura, Senhor do Bomfim e Maria do Carmo e para os conjuntos Padre Pedro e Governador Valadares, as obras deveriam ser iniciadas ainda esta semana. Já as obras da segunda fase - terraplenagem e pavimentação - deverão ser iniciadas assim que for concluído o processo licitatório da Emurb.

"Quando a primeira etapa estiver em andamento, vamos iniciar o processo de licitação das obras da Emurb. Se tudo ocorrer conforme o cronograma, a previsão é de que as licitações sejam concluídas já no mês de junho", acrescenta o engenheiro.

Mais investimentos

Também em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Aracaju está investindo mais R$ 2.280.635,28 em terraplenagem, drenagem, implantação de meio-fio, construção de calçadas e pavimentação de mais 18 vias da localidade. O projeto de infraestrutura da segunda etapa do bairro Santa Maria foi elaborado para acabar com os focos de alagamentos e dar mais qualidade de vida à comunidade.

No total, serão cerca de 2,5 km de vias drenadas e pavimentadas entre os conjuntos Maria do Carmo e Padre Pedro. As obras tiveram de ser suspensas temporariamente, no início deste ano, por conta da necessidade de construção do canal na Avenida Valter Barreto, obra que será executada pela Deso.