Na semana passada, um trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju foi destaque na ‘Oficina de Regularização Fundiária HBB', evento realizado pelo Ministério das Cidades nos dias 5 e 6, em Brasília.
A equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) apresentou o projeto de urbanização do bairro Coroa do Meio, detalhando as etapas de urbanização de assentamento e construção de unidades de habitação.
Com o intuito de fomentar a discussão de temas relacionados à regularização fundiária e proporcionar a troca de experiências através de seminários e mesas-redondas, o evento recebeu representantes de diversas cidades, com destaque para Aracaju, Belo Horizonte, Osasco e Porto Alegre.
"Todos que estão envolvidos com o programa HBB [Habitar Brasil BID] estavam presentes, mas só essas quatro cidades apresentaram projetos", conta a coordenadora de Habitação da Seplan, Maria de Abreu.
"Percebi que, diferentemente do que aconteceu com o nosso, os outros projetos tiveram problemas na execução e não conseguiram concluir nenhuma etapa. Apesar das dificuldades, nós avançamos bastante", comemora Maria de Abreu.
HBB
Resultado de uma parceria entre o Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa Habitar Brasil BID tem o intuito de ajudar os municípios a superar as condições de ‘subnormalidade' de moradias localizadas em áreas periféricas.
O banco auxilia na implantação de projetos de habitação integrados, oferecendo aos municípios interessados capacitação técnica e administrativa para a elaboração e execução desses projetos.