Prefeitura realiza limpeza mecanizada no bairro São Carlos

Serviços Urbanos
11/05/2010 16h19
Início > Notícias > Prefeitura realiza limpeza mecanizada no bairro São Carlos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está realizando um trabalho de limpeza mecanizada nos canais que ligam o bairro São Carlos aos loteamentos Nova Liberdade e Palame. A limpeza, que utiliza uma máquina retroescavadeira, com o apoio de caminhões do tipo caçamba, consiste na retirada da vegetação, entulhos e lama acumulados no fundo do canal e que impedem o escoamento da água.  

"O objetivo é retirar do leito do canal os resíduos domésticos acumulados e jogados pela população e a areia decantada com a ação do tempo", ressalta José Reinaldo Souza, coordenador de Aterro Controlado da Emsurb. "Esse trabalho mecanizado é executado em canais específicos, onde não é possível utilizar outros métodos como o manual e o de barragem", explica Reinaldo. Segundo o coordenador, entre os dias 6 e 10 deste mês, foram retiradas 804 toneladas de lama, lixo doméstico e vegetação, que cresce no leito ao longo do canal.

Durante um dia inteiro de trabalho os agentes de limpeza retiram em média 15 caminhões caçambas de resíduos. De acordo com o coordenador de Aterro Controlado da Emsurb, a previsão para encerrar a limpeza mecanizada é no dia 14, quando será finalizado no loteamento Palame. "Trata-se de uma limpeza que visa melhorar o escoamento da água de uma sequência de canais que estão interligados", enfatizou José Reinaldo.

Importância

José Eraldo da Hora, morador do loteamento Nova Liberdade há quatro anos, enfatizou a importância da limpeza do canal e registrou que o hábito da população de jogar lixo continua sendo o principal problema. "Essa limpeza vai ajudar muito para evitar o transbordamento do canal. Infelizmente as pessoas jogam o lixo na rua e isso aumenta o problema", registrou.

O comerciante Thiago Barreto de Jesus também registrou que os moradores despejam sacolas plásticas com lixo, ao mesmo tempo em que elogiou o trabalho de limpeza da Prefeitura. "Como tenho um comércio próximo ao canal é importante que a área permaneça limpa. A limpeza do canal é importante para a comunidade para não acontecer novas enchentes", disse. "O que não pode é as pessoas jogarem o lixo no canal", criticou o jovem comerciante.