Prefeitura traça estratégias de combate aos transtornos psíquicos no trabalho

Saúde
13/05/2010 08h49
Início > Notícias > Prefeitura traça estratégias de combate aos transtornos psíquicos no trabalho

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) da Prefeitura de Aracaju retomou as discussões sobre Saúde Mental no Trabalho. Nessa quarta, dia 12, foi realizada uma reunião no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador para debater o assunto. Sob a coordenação da assessora da Reast, Aline Rabelo, o encontro reuniu representantes da Rede de Atenção Básica (Reab) e da Rede de Atenção Psicossocial (Reap).

"Os transtornos mentais relacionados ao trabalho tem crescido assustadoramente. A pressão por resultados, a organização dos processos de trabalho e a obrigação de o trabalhador ser multifuncional podem trazer transtornos psíquicos. Sabendo disso, retomamos o nosso grupo de discussão com o objetivo de identificar esses casos desde o início e organizar linhas de cuidado que notifiquem e encaminhem resoluções para essas ocorrências", explicou a coordenadora do Reast, Jane Curbani.

As reuniões para tratar do assunto já vinham acontecendo desde o ano passado. No encontro dessa quarta-feira ficou definido que os encontros vão ocorrer com periodicidade mensal. A intenção é formular estratégias de vigilância em saúde mental para os trabalhadores do município.

Uma das metas é investir na qualificação do serviço municipal de saúde e localizar onde os trabalhadores estão adoecendo. "A nossa proposta é criar um espaço onde se possa discutir as relações entre sofrimento psíquico e trabalho para estabelecer um plano de ação de promoção e prevenção à saúde", destacou a assessora técnica da Reast, Amanda Cruz Porto Pires.