Com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), o Fórum Música Sergipe lança nesta sexta-feira, 14, a campanha ‘Pra Tocar', criada com o objetivo principal de incentivar as emissoras de rádio a tocar músicas de artistas locais.
O lançamento acontece às 7 horas no auditório do Sebrae, onde será oferecido à imprensa um café da manhã acompanhado de música. Logo depois, jornalistas, radialistas e músicos serão convidados a participar do anúncio da programação do Forró Caju 2010, marcado para as 8 horas no Restaurante e Casa de Forró Cariri, na Passarela do Caranguejo.
Durante a apresentação da campanha, também será lançada a primeira coletânea com músicas de artistas locais preparada pelo Fórum Música Sergipe. O CD com 25 faixas será distribuído aos profissionais da imprensa. Durante todo o dia, serão realizadas visitas às emissoras de rádio com o intuito de sensibilizar os comunicadores para a importância de abrir espaço para a música sergipana.
Shows
À tarde, das 15 às 18h30, várias bandas e artistas vão se apresentar no palco montado pela Funcaju no Calçadão da João Pessoa com São Cristóvão, no Centro. A intenção é aproximar o público da música sergipana e ampliar cada vez mais o interesse pela produção local. Participam da mobilização cantores como Amorosa, Patrícia Polayne, Gladston Rosa, Chiko Queiroga e Antônio Rogério, entre outros.
"É importantíssimo o apoio da Funcaju para a realização dos shows. Esse evento no calçadão, além de fortalecer a articulação entre os músicos, levará música de qualidade aos ouvidos sergipanos. Será também uma oportunidade de mostrar que a população pode ajudar nessa campanha, ligando para as rádios e pedindo música de artistas locais", destaca o colaborador do Fórum e um dos organizadores da campanha, o jornalista Thiago Paulino.
Lei
Segundo a produtora, pesquisadora e coordenadora do Fórum Música Sergipe, Malva Malvar, a campanha terá prosseguimento com mobilizações trimestrais. Em cada uma delas, será lançada uma nova coletânea de músicas de bandas e artistas locais. "Temos mais de 4.000 artistas e bandas sergipanas e é preciso haver espaço para eles nas rádios locais. Só assim eles poderão mostrar seu trabalho e conquistar o público", afirma.
Ainda de acordo com Malva, uma lei municipal de 1996, de autoria do então vereador Edvaldo Nogueira, obriga as rádios locais a ter em sua programação pelo menos 15% de música sergipana. "Queremos que essa lei seja cumprida. Mais do que isso, queremos que as rádios não toquem música sergipana apenas por obrigação, mas porque querem valorizar a música local e porque o público gosta de ouvir o que é produzido aqui", diz a coordenadora.
Fórum
O Fórum Música Sergipe é uma instância de diálogo criada para traçar estratégias de fortalecimento do cenário musical do estado. Formado por diversos agentes ligados à cadeia produtiva - músicos, produtores, técnicos, professores -, o FMS iniciou suas atividades após as Oficinas de Negócios da Música realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em outubro de 2009.