A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), encerrou na manhã desta quinta-feira, 13, mais um curso de informática básica. As aulas aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Carlos Fernandes de Melo, no Lamarão, dentro da programação do Programa de Inclusão Produtiva. Em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho e Renda (Fundat), 12 pessoas foram capacitadas.
A metodologia do curso foi desenvolvida especialmente para que cada aluno absorvesse melhor as informações passadas. "O curso representou muita coisa para mim, até então eu não conhecia o computador, só por nome. No início pensei em desistir, mas com o apoio da equipe técnica do Cras, dos meus colegas de turma e da própria professora, resolvi ficar", destacou a dona de casa Maria Pereira dos Santos, 61.
Dona Maria Pereira ressaltou ainda a importância de ter participado das aulas. "O curso modificou a minha vida, inclusive porque hoje, ao se falar em computador, internet, entre outras coisas, eu já reconheço e posso dizer que entendo. Hoje vou a uma lan house para praticar o que aprendi. Posso dizer que sou uma pessoa com um conhecimento a mais", afirmou.
"Foi muito boa a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em ofertar esse curso para quem não tem condições e nem oportunidade de fazer e eu não perdi essa chance de me qualificar", completou a dona de casa.
Castelo Branco
Na tarde desta quinta, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Viver Legal também encerra mais um curso de informática básica. Ao todo 18 vagas foram disponibilizadas para a comunidade do bairro Castelo Branco e para jovens que cumprem medidas socioeducativas por meio da Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA), aplicadas pela 17ª Vara da Infância e da Juventude.