Educadores assistentes de creche participam de nova capacitação

Educação
14/05/2010 14h46
Início > Notícias > Educadores assistentes de creche participam de nova capacitação

A apresentação de dinâmicas utilizadas no processo educativo de crianças com idade de 0 a 3 anos foi o ponto alto da capacitação dos novos educadores assistentes que atuarão nas creches da rede municipal de ensino. O curso foi realizado na noite dessa quinta-feira, 13, no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.

Orientados pela coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Maria José Barreto, e pela diretora de Ensino, Maria José Guimarães, os novos profissionais receberam informações sobre a proposta pedagógica e o atendimento  nas creches e, em seguida, assistiram a palestra ministrada pela pedagoga e arteterapeuta Cássia de Fátima Souza.

"Após um breve momento de sensibilização, os educadores analisaram a importância do educar e do cuidar, dois princípios indissolúveis na tentativa de melhorar a sociedade. Além disso, eles foram direcionados a estimular na criança o gosto pela leitura, conscientes de que se a mesma se sente feliz no ambiente escolar, certamente se desenvolverá em sua totalidade", declarou Cássia de Fátima.

Para a educadora assistente de creche, Rivanda Cabral, 33 anos, que atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, a cada capacitação promovida pela Semed, um novo passo é dado a favor da qualificação do ensino.

"Esses encontros possibilitam ao profissional saber que é possível desenvolver atividades pedagógicas que descontraiam os alunos, tornando a escola cada vez mais agradável para eles. Os cursos também estreitam as relações com os técnicos da Semed, que nos orientam a preparar da melhor forma a criança que posteriormente ingressará na pré-escola", explicou.

Editora Positivo

Uma nova capacitação será realizada na próxima quinta-feira, 20, desta vez com a participação de técnicos da Editora Positivo, responsável pela implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil em Aracaju. O objetivo é tornar ainda mais conhecida a metodologia de ensino utilizada pelo Sistema Aprende Brasil, que introduziu a utilização de quatro livros com conteúdo adequado para crianças com idade entre três e cinco anos.