Higiene e limpeza previnem acidentes com escorpiões

Saúde
18/05/2010 11h15
Início > Notícias > Higiene e limpeza previnem acidentes com escorpiões

Apesar de seu pequeno porte, o escorpião é um dos animais peçonhentos mais temidos. Algumas espécies possuem um veneno capaz de levar a óbito vítimas de picada. Para evitar incidentes desse porte, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desenvolve o ‘Programa de Controle de Animais Peçonhentos'.

De acordo com informações do médico veterinário Carlos Henrique, a população pode ajudar adotando medidas preventivas. Segundo ele, a primeira providência é evitar a proliferação de baratas, alimento dos escorpiões. "É preciso evitar deixar lixeiros descobertos com resto de comida, além de manter hábitos diários de higiene e limpeza", orienta o veterinário do CCZ.

Outra orientação é evitar o acúmulo de entulhos, como restos de material de construção, móveis velhos, galhos e folhas de árvores, que acabam servindo de abrigo para o animal peçonhento. A última medida preventiva é a borrifação de inseticida apropriado em locais onde haja risco de ataques de escorpião. O Centro de Controle de Zoonose aplica o inseticida apenas em prédios públicos.

Clima

Ainda segundo Carlos Henrique, o período de chuvas e o consequente aumento da umidade favorecem a proliferação das baratas e também de escorpiões. Por isso, neste período os cuidados devem ser redobrados, principalmente entre crianças e idosos, que são as vítimas mais frequentes de picadas.

"Ocorrido o incidente, o paciente deve ser encaminhado ao Hospital João Alves. Lá a pessoa vítima da picada tem acesso ao soro antiescorpiônico, recebe atendimento e acompanhamento", orienta o veterinário Carlos Henrique.