Prefeito recebe homenagem da TV Atalaia

Agência Aracaju de Notícias
18/05/2010 07h55
Início > Notícias > Prefeito recebe homenagem da TV Atalaia

Em seu aniversário de 35 anos, a TV Atalaia homenageou 11 personalidades, entre as quais o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que recebeu das mãos do empresário Walter Franco o troféu Augusto do Prado Franco. O prêmio visa destacar personalidades de diversas áreas: política, ação social, solidariedade, médica, entre outros.

O evento, que aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 17, no Salão de Festas Sobre as Ondas, na praia de Atalaia, contou com a presença de políticos, artistas e empresários sergipanos. Ao som da Orquestra Sanfônica de Aracaju, a história da emissora de televisão foi contada às pessoas presentes.

Para o prefeito, a TV Atalaia cumpre um importante papel na valorização da cultura sergipana, na política e nas causas sociais. "Essa postura é de quem tem compromisso com a pluralidade de um povo", enfatizou. Ele lembrou ainda que foi na emissora onde conseguiu espaço no período em que presidiu o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (DCE/UFS). "Ao ter liberdade para falar, nós, estudantes da época, nos sentíamos representados por uma emissora de televisão", contou.

Sobre o prêmio, Edvaldo Nogueira destacou que momentos de homenagem são sempre importantes na vida de qualquer ser humano. "Refleti se já tinha trabalhado o suficiente para receber essa homenagem que é tão importante e cheguei a conclusão que a homenagem não diz respeito ao que você pensa de si, mas ao que as pessoas acham do nosso trabalho. Então, agradeço a homenagem e por estar recebendo-a ao lado de pessoas tão ilustres da vida sergipana", disse.

Ainda de acordo com o prefeito, a emissora se confunde com a sergipanidade. "A TV Atalaia sempre teve na sua programação a idéia e o compromisso de mostrar Sergipe, de fazer com que todos nós nos sentíssemos representados por uma emissora de televisão, inclusive abrindo espaço para a redemocratização do país por meio da campanha Diretas Já", relembrou Edvaldo.

Modernidade

O presidente da TV Atalaia, Walter Franco, definiu em uma palavra a história da emissora: ‘modernidade'. "Buscamos a informação de alto nível e não podemos deixar de citar três aspectos importantes da nossa história: a fundação da TV, com a visão futurista do meu pai Augusto Franco, que contribuiu para a história de Sergipe; a linha editorial, que busca incessantemente os caminhos que representam os valores da cidadania, a liberdade de informar e opinar sobre todas as ideologias e manifestações; e a sua modernidade, que desde a sua criação foi um marco", ressaltou o empresário. Hoje, a TV Atalaia conta com equipamentos de última geração é a primeira do Norte/Nordeste e a quarta do país a entrar em HDTV para todo o Estado.

Também presente nas comemorações de aniversário da TV Atalaia, Marcelo Déda citou que como governador dos sergipanos e cidadão não poderia ficar de fora desse momento em que Sergipe comemora os 35 anos da emissora. "Venho aqui para trazer a expressão da admiração do nosso povo ao talento empresarial, ao pioneirismo e a coragem de Walter Franco, presidente dessa televisão, que ao longo da vida transformou-a em um veículo a favor da democracia e da comunicação. Sou testemunha nesses 35 anos do papel que a TV Atalaia cumpriu no fortalecimento da cultura sergipana, nunca deixando de reservar espaço na sua programação para programas feitos por sergipanos, falando do nosso sotaque, da nossa vida e da nossa gente", frisou.

O médico Almir Santana, um dos homenageados da noite, disse ser uma honra receber um prêmio que leva o nome do ex-governador Augusto Franco. "Agradeço a toda a família Franco. A TV é uma grande parceira na luta contra a Aids", destacou. Ao receber o troféu Augusto Franco, a cantora Amorosa, que canta a música de abertura dos telejornais da emissora, fez questão de dizer que o patriarca da família Franco é uma referência para o povo sergipano, na política, na família e no segmento empresarial. "Divido esse prêmio com meus outros colegas da área da cultura, pois somos uma grande família da qual faço parte", destacou.

História

Ao meio dia de 17 de maio em 1975, entrou no ar a primeira emissora local das regiões norte-nordeste do Brasil a transmitir a sua programação totalmente colorida: a TV Atalaia. Um presente para a população sergipana no Dia Internacional das Comunicações. Projetando inicialmente somente barras e luz, momentos depois surgia no vídeo o radialista Carlos Mota apresentando a emissora, fundada pelo ex-governador Augusto Franco e comandada hoje pelo empresário Walter Franco.

Equipada com aparelhagem para transmissão, no dia de sua estréia a TV Atalaia não teve nenhum programa em preto e branco, revelando o seu primeiro diferencial, ganhando conceito a partir do primeiro momento. Tudo feito com muito suor e o público mostrou que todo o sacrifício valeu a pena até hoje. Na programação de estréia foram apresentadas as principais atrações, como o 'Repórter 08', conduzido pelos jornalistas Sergio Gutembergue, Jorge Gonçalves, Alberto Montalvão e Antônio Vieira.

E como esquecer do programa 'Nosso Mundo Infantil', apresentado por Nazaré Carvalho, que eternizou o apelido de 'Tia Nazaré'. No 'Sábado Geral', a TV Atalaia levava para a casa dos sergipanos quadros culturais, de entretenimento, entrevistas e informação, apresentados por Hilton Lopes, João de Barros e Jorge Araujo.

Confira os homenageados:

Wellington Elias - Faz parte do grupo de funcionários que fundou a TV Atalaia em 1975
Maria Antônia Silva Lima - Católica atuante, é atualmente ministra da Santa Eucaristia e sua vida foi dedicada ao próximo
Fedro Portugal - É um dos dermatologistas mais conceituados de Sergipe. É presidente da Associação Médica de Sergipe, da Sociedade de Dermatologia e da Academia Sergipana de Medicina.
Euza Missano - Profissional incansável na defesa dos direitos do povo sergipano. Foi promotora de Defesa do Consumidor e atualmente está à frente da promotoria de Defesa da Saúde
Luiz Eduardo de Oliveira Costa - ouvidor Geral do Estado, é um dos mais importantes jornalistas de Sergipe
Evando Ferreira Santos - Foi durante muitos anos diretor-geral da TV Atalaia e atualmente é superintendente do Jornal da Cidade
Almir Santana - médico, com atuação marcante no combate às doenças sexualmente transmissíveis. Hoje é responsável pelo programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde
Antônia Amorosa de Menezes - Esta itabaianense com 25 anos de carreira também é jornalista, compositora e autora de três livros
Roberto Eugênio da Fonseca Porto
- Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, tem desenvolvido projetos importantes nas áreas de capacitação dos servidores e modernização
João Evangelista da Costa Tenório - Formado em engenharia química pela Universidade Federal de Pernambuco, é usineiro e proprietário da TV Pajuçara, em Alagoas