As detentas do Presídio Feminino de Aracaju (Prefem), no bairro América, receberam nesta terça-feira, 18, doses da vacina contra a Gripe H1N1 e Hepatite B. A iniciativa de imunizar mulheres em situação de privação da liberdade foi da Prefeitura de Aracaju, por meio dos Programas DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Mais de 140 presas foram imunizadas, além de funcionários do centro de detenção. Para Márcia dos Santos, de 21 anos, que cumpre pena no Prefem, a vacina chegou em boa hora. "Vou me livrar do risco de pegar essa gripe e também hepatite. É bom tomar as vacinas, me prevenir", disse.
Essa não é a primeira vez que o Programa DST/Aids e Hepatites Virais de Aracaju visita o presídio feminino. A imunização contra a Hepatite B é administrada em três doses e a primeira foi aplicada em março deste ano. A terceira dose está agendada para o mês de setembro.
"Esta é a segunda dose. O cuidado que elas tiveram com a caderneta de vacinação mostra o quanto ficaram sensibilizadas com a ação e a importância que elas dão ao fato de serem imunizadas", destacou a técnica do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Marília Uchôa.
Para a técnica Jô Oliveira, a condição de vulnerabilidade das mulheres presas agrega ainda mais valor à iniciativa. "Ao avaliar a dificuldade de locomoção que estas mulheres encontrariam para ter acesso a essas vacinas, compreendemos a necessidade de levar cidadania a esses espaços mais restritos", pontuou.