Prefeitura de Aracaju inicia obras do Ceac da Construção Civil

Infraestrutura
19/05/2010 08h41
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju inicia obras do Ceac da Construção Civil

Atendendo uma reivindicação da classe empresarial e das construtoras da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), iniciou nesta semana as obras de implantação do Centro de Atendimento ao Cidadão, ou Ceac da construção civil, como já está sendo chamado.

De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, o Ceac tem como objetivo centralizar todos os procedimentos de licenciamento de obras. "A proposta do centro é agilizar os processos, sem que para isso os interessados tenham que se deslocar para vários lugares, garantindo assim maior comodidade e economizando tempo", afirma. 

Paulo Costa acrescenta que ao dar entrada ao processo de licenciamento de obras, sejam eles de natureza física ou jurídica, os interessados podem fazer no próprio centro os demais encaminhamentos aos outros órgãos. "O início do processo será feito através dos guichês do Ceac, e depois é encaminhado às sedes das referidas repartições para ser analisado. Porém, todo o acompanhamento da liberação poderá ser feito no Ceac", adianta.     

A obra

O local onde será implantado o Ceac, situado na sede da Emurb, na Avenida Augusto Franco, 3340, está cercado por tapumes, e um muro de concreto já foi demolido. Serão implantados gabaritos para a alocação da obra e ainda no decorrer da semana será feita a escavação, para posteriormente ser iniciada a concretagem.

Assinado pela engenheira Alana Mello, o moderno projeto arquitetônico tem 335 metros quadrados de área e está orçado em R$ 450.232.19. "O pavilhão do centro receberá uma estrutura com suporte para a construção de mais dois andares, caso seja necessário. Em seu único piso funcionará a central de atendimento, 11 guichês - sendo que dois destes serão destinados à Emurb -, uma sala de espera e duas outras salas individuais para atendimento exclusivo e reuniões. Além disso, o centro ainda terá duas salas de apoio internas e será interligado à sede da Emurb", ressalta.

O Ceac

De acordo com a engenheira serão instalados guichês de atendimento da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Sergipe (Ademi), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Sergipe (CREA-SE), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Energisa, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Vigilância Sanitária, que irão priorizar o atendimento com eficiência e agilidade.

"O Ceac da Construção Civil irá contribuir para o desenvolvimento da cidade e desburocratizar o processo de licenciamento de obras não apenas para as empresas, mas principalmente para o cidadão comum, que terá otimização e praticidade nos serviços e ganhará tempo", explica Paulo Costa.