Vacinação contra H1N1 segue até amanhã para adultos entre 30 e 39 anos

Saúde
20/05/2010 11h06

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a importância da adesão da população à campanha de vacinação contra o virus H1N1. Pessoas com idade entre 30 e 39 anos, que integram o último grupo atendido pela campanha, têm até esta sexta-feira, dia 21, para comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima e receber a dose.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Taíse Cavalvante, a Prefeitura de Aracaju está cumprindo com sucesso as determinações do Ministério da Saúde em relação à vacinação. "Quem tem de 30 a 39 anos representa a fração da população mais atingida no surto da gripe A ano passado e é a que menos está aparecendo para se vacinar", comenta.

Dados da SMS apontam que menos de 30% das pessoas nessa faixa etária compareceram às unidades de saúde até o momento. "A nossa meta é atingir 80% em cada camada da população", completa Taíse. A meta foi alcançada e ultrapassada entre crianças de até 2 anos, gestantes, pessoas de 20 a 29 anos e idosos.

A coordenadora também acrescenta que todas as crianças que tomaram a primeira dose já devem voltar à USF mais próxima para a segunda dose da vacina H1N1. "Apenas as crianças de até dois anos de idade precisam tomar outra dose da vacina. São 30 dias entre uma dose e outra. É necessário que os pais fiquem atentos para a vacina fazer efeito", ressalta Taíse Cavalcante.

Vacina pneumocócica

Os pais de crianças de seis meses a dois anos de idade também devem ficar atentos à nova vacina disponível nas Unidades de Saúde. A ‘Vacina Pneumocócica' começou a ser aplicada em Aracaju no último dia 10 e protege as crianças contra 10 tipos de pneumococos, bactéria que causa doenças como meningite, otites, sinusites, entre outras.