NPD Orlando Vieira lança 'Paralela Infantil 2010'

Cultura
20/05/2010 09h37

Na tarde dessa quarta-feira, 19, o Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, vinculado à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Aracaju (Funcaju), retomou o projeto ‘Paralela Infantil', criado com o objetivo de aproximar crianças e jovens da produção audiovisual nacional. Trinta e cinco meninas e meninos atendidos na Casa de Apoio à Criança com Câncer Tia Ruth/Avosos foram os primeiros a participar da edição 2010. A criançada teve a oportunidade de assistir a três curtas-metragens, com linguagem voltada para o público infantil.

Foram 40 minutos de exibição marcados pelo entusiasmo e interesse em aprender. O pequeno Antônio Victor ficou satisfeito com as apresentações. "Adorei os filmes, e também gostei porque eles foram bem curtos e a gente não cansou", disse Antônio Victor Pereira, 10 anos, assistido da Avosos.

Acompanhadas por monitores do NPD, as crianças assistiram aos filmes Frankstein Punk, Meus Amigos Chineses e Dona Cristina Perdeu a Memória. Na oportunidade, eles participaram de um debate sobre os filmes e fizeram parte da construção de um roteiro coletivo para a gravação de um curta-metragem. O material será exibido no mês de outubro, aproveitando o Mês da Criança e o aniversário de 1 ano da Paralela Infantil.

Para Jussara Gomes, pedagoga da Avosos, o projeto consegue atrair a atenção das crianças para elementos presentes no cinema. "Os filmes representaram retratos de nossas vivências. Além disso, a didática de mostrar às crianças os elementos técnicos presentes nos curtas foi bastante importante para o aprendizado delas. Gostaria muito que a idéia continuasse" declara Jussara.

Participação

O projeto acontece de maio a dezembro de 2010 com o apoio da Programadora Brasil e do Cine Mais Cultura. Os encontros com as crianças serão realizados todas as quartas (divididos em dois turnos, como acontecia em 2009). Segundo Graziele Ferreira, coordenadora geral do NPD, a Paralela Infantil é um investimento do NPD Orlando Vieira, a longo prazo, na formação de platéia para os curtas nacionais. "O audiovisual é fundamental para o desenvolvimento cultural e para a auto-estima dos pequenos", destaca.

Instituições e escolas das redes particular e pública de Aracaju interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com o NPD Orlando Vieira pelo telefone (79) 3211-1505 e agendar uma visita. O Núcleo fica na Rua Lagarto, 2161, bairro São José, e funciona de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira | Aracaju (SE) faz parte do Programa Olhar Brasil, da Secretaria do Audiovisual | Ministério da Cultura, através de um convênio firmado em 2006 com a Prefeitura de Aracaju. Além de possibilitar a formação de técnicos e realizadores e apoiar a produção audiovisual independente, o NPD também forma e consolida parcerias para o desenvolvimento do audiovisual em Sergipe.

Paralela Infantil 2009

De 29 de outubro a 3 de dezembro de 2009, a Paralela Infantil possibilitou a estudantes da rede municipal de ensino de Aracaju o acesso a produções audiovisuais nacionais. Aproximadamente 450 estudantes de 15 escolas da capital participaram de exibições de sete curtas-metragens nacionais com temática infanto-juvenil. Além do apoio da Programadora Brasil e da Rede Cine Mais Cultura, a Paralela Infantil 2009 contou com filmes cedidos pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.