Editora Positivo promove curso de aperfeiçoamento para profissionais da Educação Infantil

Educação
20/05/2010 15h19

A oficina de leitura de imagens promovida pela Editora Positivo está reunindo cerca de 450 professores de educação infantil da rede municipal de ensino ao auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos. A atividade faz parte do curso de aperfeiçoamento ministrado nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20, pela assessora pedagógica da editora, Maria Neve. O conteúdo visa oferecer suporte didático aos profissionais, mediante a abordagem de temas relacionados à educação infantil e de ordem social, a exemplo de desigualdade, liberdade e direitos humanos.

Responsável pela implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil em Aracaju, a Editora Positivo também pretende, com a iniciativa, oferecer suporte aos participantes para que possam explorar ainda mais os conteúdos do livro didático e do Portal Aprende Brasil (http://www.aprendebrasil.com.br/), no qual professores e alunos têm acesso a conteúdos pedagógicos especialmente desenvolvidos para cada faixa etária.

De acordo com Maria Neve, o interesse dos profissionais é perceptível, e a participação de todos nas discussões tem sido evidente. "Trata-se de um espaço destinado à troca de experiências e isso gera produtividade no trabalho", destaca. "O Sistema de Ensino Aprende Brasil possibilita à criança um desempenho ativo em sala de aula, de forma que ela venha a desenvolver diferentes formas de leitura e, consequentemente, um olhar mais crítico e aguçado sobre a vida", acrescenta a assessora pedagógica.

A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, Gracianne Rodrigues, afirma que é possível desenvolver nas crianças uma maior percepção cognitiva a partir dos cursos. "Com a leitura de imagens, entendemos que a criança não precisa ler para entender, basta interpretar uma figura, por exemplo, e estará em processo de desenvolvimento educacional", ressalta.

A supervisora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Benjamin Alves de Carvalho, Ilná Lobo, diz que a educação infantil não deve ser baseada somente em livros, mas também nas artes. "Vejo com carinho a possibilidade de usufruirmos de um material didático específico, que contemple as demandas do nosso trabalho e acabam dando margem para o surgimento de outras formas de aprendizagem", finaliza.