Primeira edição de 2010 do projeto 'Na calçada da Valdice tem...' acontece sexta

Cultura
24/05/2010 08h46

A fim de dar visibilidade às ações educativas e culturais desenvolvidas por alunos e professores da Escola e Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), será realizada no próximo dia 28, a partir das 18 horas, a primeira edição de 2010 do projeto 'Na Calçada da Valdice tem...'. O projeto, que acontece desde 2007, sempre nas últimas sextas-feiras do mês, desta vez homenageará o violonista João Rodrigues.

O evento é aberto ao público e envolve professores, alunos, funcionários e colaboradores da EOAVT. Nesta primeira edição, o violinista João Rodrigues (em memória), considerado um mestre do choro sergipano, será homenageado através de apresentações preparadas pelo grupo de professores e alunos da escola e com depoimentos de seu grupo de amigos.

Segundo José Eugênio Enéias Santos, diretor da EOAVT, esta é uma forma de reconhecer o quão significativo é o trabalho que o músico produziu em vida. "Depois de quase um ano de sua morte, faremos essa homenagem para mostrar a importância de João Rodrigues para a música sergipana. Além de ser uma pessoa bastante conhecida na roda de choro, tendo várias de suas obras gravadas por diversos artistas, suas produções também são excelentes fontes de pesquisa de acordes e partituras para os nossos estudantes de música", conta.

Durante o evento, será exibida uma projeção sobre a vida e a obra do violonista. Também estará exposto, em um mural, o resultado de uma pesquisa teórica que os alunos da escola fizeram a respeito do músico. "Além da teoria, os estudantes vão apresentar na prática o que aprenderam tocando em sax e clarineta um chorinho de João Rodrigues. Já os professores da escola irão realizar um estudo em choro da música popular brasileira", antecipa Eugênio.

EOAVT

A escola é uma unidade da Prefeitura de Aracaju, mantida pela Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Esportes (Funcaju). Há vários anos tem ajudado a formar músicos e artistas sergipanos através da democratização do acesso aos valores e bens culturais e do despertar de novos talentos. A escola fica na avenida Pedro Calazans, 737, Centro. Mais informações pelo telefone (79) 3211-6913.