Projeto Plantando Cidadania chega ao Bairro Novo

Serviços Urbanos
25/05/2010 16h46

Os moradores do Bairro Novo, conjunto habitacional localizada na zona de expansão, estão tendo a oportunidade de presenciar o desenvolvimento da região através de ações da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Com o objetivo de reduzir a temperatura ambiente e tornar o clima agradável na cidade, a Emsurb está dando continuidade ao projeto de arborização ‘Plantando Cidadania'. Somente no Bairro Novo serão plantadas 4,5 mil mudas entre árvores frutíferas e demais espécies de alto valor ecológico.

Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o momento para o plantio é ideal. "Estamos aproveitando esse período de chuva para intensificar o plantio. As mudas, nessa primeira fase, precisam de água todos os dias. Paralelo a isso também levaremos o carro-pipa até as localidades onde foram plantadas as árvores", esclarece.  

No Bairro Novo estão sendo plantadas mudas de seis espécies: jambo, craibeira, flamboyant, neen indiana, felício e tamboril. "Até o momento a estimativa é que sejam plantadas no local 4,5 mil mudas de árvores dessas espécies entre as casas e apartamentos, valorizando ainda mais a região", registrou o gerente de Áreas Verdes, Francisco Ney Maia.  

O vigilante Alexsandro Davi Chaves, morador do Bairro Novo há cerca de dois meses, ficou surpreso com a presença da equipe da Emsurb e concordou em contribuir para o crescimento das árvores. "O benefício de ter uma área verde próximo de casa é muito grande. Podemos sentar no banco durante um fim de tarde, conversar com os amigos ao ar livre. Tenho certeza que a comunidade está entendendo a importância disso e por isso nós vamos ajudar no que for possível, seja colocando um pouco de água todos os dias ou cuidando para que as árvores cresçam", destacou. 

Já a aposentada Vera Lúcia, uma das primeiras moradoras a chegar ao bairro, falou da satisfação em morar em um lugar com tranquilidade e com um grande espaço para o lazer dos adultos e crianças. "Eu morava no Morro do Avião e agora estou muito mais feliz aqui. Posso sentar na porta de casa e ficar horas batendo papo e vendo as crianças jogando bola", disse. A aposentada compartilha da mesma idéia que o vigilante Alexsandro sobre a necessidade de áreas verdes para a qualidade de vida da população. "Nós vamos cuidar sim dessas mudas. Quem não quer uma árvore fazendo sombra da porta de casa, não é? A maioria de nós está gostando muito dessa idéia", elogiou.

Projeto

No início do mês, uma equipe técnica da Emsurb foi até o Bairro Novo para orientar a comunidade sobre as benfeitorias do plantio. "Junto com a Fundação Municipal do Trabalho [Fundat], explanamos a importância do convívio social e, principalmente, com o meio ambiente. Na oportunidade, a Gerência de Áreas Verdes também anunciou a importância de árvores no bairro, onde realizamos um trabalho de conscientização. É de suma importância obter a cooperação antes das mudas serem plantadas. Temos a esperança de que no futuro o bairro se torne modelo para os demais da cidade", esclarece Célia Bastos, da Assessoria Técnica da Emsurb.

Plantando Cidadania

Com a meta de plantar 30 mil mudas de árvores este ano, o Projeto Plantando Cidadania tem como objetivo melhorar o microclima de Aracaju, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças, embelezar a cidade e garantir alimentação à avifauna urbana. Tudo isso através do plantio de árvores de norte a sul da capital, em logradouros públicos, ciclovias, praças, canteiros, prédios públicos e outros espaços.

No lançamento da meta deste ano, o prefeito Edvaldo Nogueira fez um alerta sobre a necessidade da população cuidar das árvores que estão sendo plantadas na cidade ao longo do ano. "É fundamental que a comunidade participe ajudando a manter e não destruindo as plantas. No ano passado, quase 60% do que foi plantado foi arrancado", revelou o prefeito.