A exposição ‘Pelas Ruas de Havana', do fotógrafo José Aquino, está aberta ao público na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS) até o próximo dia 25. São 40 imagens em cores e em preto e branco que revelam as peculiares da capital cubana - da arquitetura ao modo de vida do povo. A mostra é um diário fotográfico, feito durante duas viagens do fotógrafo à Havana.
José Aquino, que também é professor de fotografia, se diz fascinado pelo povo cubano. "Eles são muito receptivos e é muito fácil estabelecer contato. Com um pouco de conversa eles já te convidam para entrar em casa. A exposição apresenta justamente isso: a cultura, as pessoas, as ruas, Havana mesmo", destaca. O fotógrafo conta que na primeira viagem as fotos foram mais gerais, com destaque para a arquitetura. Já na segunda, ele procurou retratar os detalhes, as pessoas, o modo como elas vivem e se relacionam.
Para a psicóloga Natalia Montalvan, a variedade das fotografias é o principal destaque da exposição. "Nunca fui a Cuba, mas como sou peruana consigo identificar traços da arquitetura espanhola nas construções. A gente viaja através das fotografias, vê os vários lugares da cidade, não fica presa a um assunto só. O resultado ficou muito bom", elogia.
A podóloga e fotógrafa Aislan Nascimento, que já foi aluna de Aquino, conta que as fotografias revelam muito do seu autor. "Ele é uma pessoa muito humana, se preocupa muito com os outros. Na exposição a gente poder ver isso. Ele capta a essência das pessoas, seu lado humano, além de retratar a cidade, que atualmente tem muitas limitações", avalia.
Na opinião do jornalista e fotógrafo Marco Vieira, a exposição encanta pela beleza. "Aquino, além de um profissional experiente, é apaixonado pela fotografia. Ele juntou o olhar de turista à experiência fotográfica, revelando a capital cubana através de cenas comuns, sem muita produção, captando a beleza simples da cidade, os detalhes que poderiam passar despercebidos", observa.
Visitação
A Galeria de Artes Álvaro Santos é mantida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) e fica na Praça Olímpio Campos, Centro. O horário de visitação vai de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 9 às 13 horas. O agendamento de visitas de grupos escolares pode ser feito através do telefone (79) 3179 1308.