O Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Aracaju levou para 85 funcionários do ramo da construção civil exames diagnósticos de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. A ação envolveu ainda palestras educativas sobre prevenção das DSTs e orientações acerca da necessidade de realizar exames periodicamente.
A atividade foi desenvolvida no canteiro de obras da Construtora EMPE, situado no bairro Santos Dumont. A maioria dos operários que participaram da ação eram pais de família e tinham mais de 40 anos. Também foi ofertado a eles o teste de PSA, que identifica a propensão ao desenvolvimento de câncer de próstata. Os resultados serão divulgados em 20 dias. Dos 85 trabalhadores presentes, 75 se predispuseram a fazer o exame espontaneamente.
"Percebemos que muitos destes homens não iam ao médico há um bom tempo, por isso procuramos falar sobre saúde, higiene, transmissão das DSTs e sobre a importância de procurar tratamento e assistência", disse o coordenador do Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos.
A técnica em saúde Marília Uchoa, que ministrou palestra para os operários, lembrou aos presentes que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está de portas abertas para recebê-los. "O CTA, localizado no Cemar do Siqueira Campos disponibiliza a oferta contínua de quatro exames: o teste de HIV um e dois, teste de Sífilis, e os teste de Hepatite B e hepatite C", pontuou.