O sistema de segurança eletrônico e uma equipe da Guarda Municipal de Aracaju conseguiram impedir na madrugada do dia 19 um assalto na Unidade de Saúde da Família (USF) Elizabete Pitta, localizada no bairro Santa Maria. Os ladrões chegaram a entrar na unidade, destelhando e quebrando o forro. Eles danificaram parte da fiação elétrica comprometendo o sistema de informática local.
O alarme disparou e a Guarda Municipal foi acionada e fez a ronda na área. "Felizmente, eles não conseguiram levar os equipamentos que pretendiam e fugiram quando o alarme disparou. Eles chegaram a separar dentro da própria unidade computadores e impressoras.", conta gerente da USF, Mariana Aragão.
Depois, às 6h da manhã, a gerência abriu a unidade e agilizou as providências para garantir o atendimento dos usuários. A gerente Mariana Aragão foi à 13ª Delegacia Metropolitana de Polícia para fazer o Registro Policial de Ocorrência (RPO).
Agilidade
Segundo Mariana Aragão, os profissionais da unidade conseguiram organizar o atendimento para não comprometer a assistência aos usuários. A equipe de manutenção fez os reparos no telhado e no forro. Já os técnicos de informática garantiram o restabelecimento do Sistema de Regulação (SISREG), danificado pela ação dos ladrões.
Apoio
Os profissionais de Saúde receberam o apoio da comunidade e das lideranças do Conselho Local de Saúde da USF Elizabete Pitta.
O presidente do Conselho Local, José Carlos dos Santos, 42, lamentou o episódio e afirmou que a comunidade do Santa Maria precisa se mobilizar.
"Todos nós sabemos que esse vandalismo parte de pessoas da nossa comunidade. Não foi gente de outros bairros que invadiu a unidade. As pessoas devem ficar atentas para denunciar e não ter medo de represálias. Temos de conscientizar a todos que a unidade é um patrimônio nosso. Temos que protegê-lo", ressalta José Carlos.