O exercício da cidadania tem feito parte do cotidiano de dezenas de crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Berenice Campos, localizada no Bairro Porto Dantas. Mesmo nos primeiros anos de vida, elas estão engajadas no projeto pedagógico ‘Escola e comunidade cuidando do meio ambiente', desenvolvido com o auxílio de coordenadores, professores e demais funcionários da instituição.
Ao dar asas à imaginação, os meninos e meninas conseguiram transformar garrafas pet, caixas de sapato, tampinhas de garrafas e rolos de papel higiênico em inúmeros brinquedos, como carrinhos, telefones sem fio e vai-e-vem. A inovação trouxe tanta alegria para o ambiente escolar na tarde desta sexta-feira, 21, que até os moradores da comunidade demonstraram interesse pelas atividades.
"Ao conscientizarmos as crianças e os pais, estamos trabalhando para amenizar os efeitos causados pelo acúmulo excessivo de lixo na comunidade. Além disso, estamos incentivando os moradores a aproveitar os materiais em desuso da melhor forma. Essa ação, que deve acontecer até o final do ano, está associada a atividades pedagógicas, como contações de histórias, panfletagem, criação de paródias, colagens e pinturas, recursos utilizados pelos professores para transmitir a alunos e pais conceitos de preservação ambiental", declarou a coordenadora geral da Emei, Erilene Correia.
Mesmo no início do projeto, os bons resultados já podem ser constatados. "Colei, pintei muitas garrafas, me diverti e aprendi que lixo não se joga nos rios e nem na rua. Agora são os meus vizinhos que devem aprender isso, nem que eu mesmo tenha que ensinar", afirmou o pequeno José Henrique dos Santos, demonstrando gosto pela aprendizagem.
Caminhada ecológica
Dando continuidade às atividades do projeto ‘Escola e comunidade cuidando do meio ambiente', neste sábado, 22, a partir das 14h, será realizada a ‘Caminhada Ecológica' que deverá atrair pais e demais representantes da comunidade. Percorrendo as ruas do bairro, os alunos da Emei. Berenice Campos estarão vestidos com aventais ecológicos, divididos em dois grupos identificados pelas temáticas ‘A criança em defesa da natureza', conduzido pela professora Maria da Conceição Santos, e ‘O lixo se recicla', pela professora Maria de Fátima dos Santos.