Instrutores de bandas marciais são orientados por técnicos da Secretaria da Educação

Educação
24/05/2010 11h48

Com o objetivo de garantir a manutenção e renovação dos materiais utilizados pelos alunos que participam de bandas marciais, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) promoveram um encontro com instrutores que atuam em 13 unidades escolares do município. O evento aconteceu na sala de reuniões da secretaria, localizada no bairro Grageru.

Na ocasião, os instrutores foram orientados pela coordenadora de eventos da Semed, Joana da Silva, a apresentar o calendário de ensaios e a relação de patrimônio com o detalhamento dos materiais disponíveis. Em seguida, foram convidados a assinar um contrato de exclusividade que garante a atuação do profissional em apenas uma unidade escolar. "O instrutor de banda será responsável pelo material utilizado na escola em que atua. Ao fazer o levantamento dos itens necessários ao Desfile Cívico Estudantil, a Semed será responsável pela reposição do material", ressaltou Joana.

Para o instrutor de banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jaime Araújo, Adilson Meireles, o estreitamento da relação com os profissionais da Semed tende a trazer melhorias para o trabalho desenvolvido pelos instrutores, que consiste em formar uma banda marcial numa determinada unidade escolar e garantir a participação em massa dos alunos.

"Estamos tendo a oportunidade de opinar sobre os procedimentos e compartilhar nossas necessidades junto à Semed. Nós, instrutores de bandas, devemos ser os principais responsáveis pelo material utilizado pelos alunos, ao passo em que o coordenador escolar é responsável pelo procedimento do instrutor", ressaltou Adilson Meireles, que há três anos lidera a banda marcial da Emef, composta por 50 integrantes.

Conquista

Após ter conquistado o segundo lugar no ‘Campeonato de Bandas Marciais' promovido pela Secretaria de Cultura de Cristinápolis, o instrutor da Emef. Olga Benário, Alex França, almeja renovar o acervo de instrumentos para melhor satisfazer as necessidades dos alunos.

"Com um controle maior sobre o trabalho desenvolvido pelos instrutores, a Semed só tem a ganhar no que diz respeito à  participação dos alunos nos ensaios e à manutenção da qualidade dos instrumentos", acrescentou Alex, que já prepara a banda marcial da Emef. Olga Benário para a conquista de um novo título, desta vez no ‘Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras', realizado pela Federação de Fanfarras e Bandas de Sergipe (FFABASE), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe (Secult) e Prefeitura Municipal de Ribeirópolis.