Escola de Condutores da PMA inicia nova turma

Transporte e Trânsito
24/05/2010 14h53

Na manhã desta segunda, 24, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju, Osvaldo Nascimento, conduziu a aula inaugural de mais uma turma inscrita no Centro de Formação de Condutores (CFC) da Prefeitura de Aracaju. A atividade aconteceu na Escola de Trânsito Governador Seixas Dórea, localizada atrás do Centro de Convenções, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA), onde são ofertados os cursos gratuitos para habilitação de motoristas. Nesta nova turma, 30 alunos estão sendo beneficiados.

"A ideia é ofertar a habilitação para um público que, por falta de oportunidade e condições financeiras, não teria condição de aprender o que é necessário e conseguir a carteira de motorista. O diferencial da nossa CFC é que, além de aprender a dirigir, os alunos saem daqui com uma outra visão, respeitando muito mais o próximo, começando pelo pedestre", explica. 

Inaugurado em 2009, o Centro Municipal de Formação de Condutores (CFC) foi criado pelo prefeito Edvaldo Nogueira através do decreto nº 1.386 e está vinculado à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A intenção foi permitir que pessoas de baixa renda tivessem a oportunidade de tirar a carteira de habilitação, ampliando as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

Desde sua criação, o Centro formou 79 pessoas e 300 continuam participando de aulas teóricas e práticas. A nova turma receberá gratuitamente todo o material didático. O curso tem 45 aulas teóricas e 20 práticas. Já está sendo cumprida a nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que exige pelo menos quatro aulas práticas no período noturno. Todos os alunos são inscritos em programas sociais do governo, que é um pré-requisito para a participação no curso.