A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), obedecendo a indicação do Ministério da Saúde, incluiu na cobertura de vacinação contra a influenza H1N1 crianças com idade entre 2 e 5 anos. Em Aracaju, pais ou responsáveis poderão levá-las às 43 Unidades de Saúde da Família (USF) para receber a dose da vacina até 2 de junho.
"Depois dos grupos prioritários, vacinados anteriormente, esta é a faixa etária com maior vulnerabilidade ao vírus H1N1, ou seja, um dos grupos que mais adoeceu durante o surto. Por isso é importante vacinar as crianças antes da chegada do inverno, quando o vírus volta circular com maior intensidade", disse a coordenadora da campanha de vacinação em Aracaju, Débora Moura.
Para o novo grupo, o Ministério da Saúde está disponibilizando 10,8 milhões de doses da vacina. Ao todo, há 9,6 milhões de crianças brasileiras na faixa de 2 anos a menores de 5 anos. É importante ressaltar que esse grupo é imunizado com duas doses da vacina. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda meia dose.
Também até o proximo dia 2, adultos de 30 a 39 anos, jovens de 20 a 29 anos, doentes crônicos e gestantes que ainda não se vacinaram devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima levando a caderneta de vacinação ou carteira de identidade. As doses são aplicadas das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas.