Rede Municipal de Educação capacita suportes pedagógicos

Educação
25/05/2010 13h32

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) está realizando nesta terça-feira, 25, o ‘II Encontro de Suporte Pedagógico', que acontece no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos. O evento tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a atuação dos suportes nas equipes pedagógicas das unidades de ensino, permitindo a troca de experiências através de vivências reflexivas.

Nesta manhã, a palestra intitulada ‘Proposta Pedagógica: Mediações para a Construção Coletiva', ministrada pela professora da Faculdade Pio Décimo Sônia Maria de Azevedo, antecedeu a apresentação de paineis discursivos com as temáticas ‘Aporte Legal para a atuação do suporte pedagógico' e ‘Princípios Norteadores do Ensino Fundamental de Nove Anos'.

"Queremos apresentar temas relacionados à prática cotidiana nos espaços escolares, aos princípios orientadores do Ensino Fundamental de Nove Anos e à legislação pertinente à atuação do suporte pedagógico. Desse modo, estabeleceremos debates, reconhecendo a importância dos profissionais que atuam oferecendo suporte", explica a diretora de ensino da Semed, Maria José Guimarães.

Também participam do encontro especialistas em educação e professores. Para Hildete dos Santos, que atua na Escola Municipal de Educação Infantil Bebé Tiúba, o encontro favorece a reflexão sobre o desempenho do suporte pedagógico. "Nossa função é orientar os professores através do diálogo, auxiliar na elaboração e execução da proposta pedagógica, contribuindo cada vez mais para a melhoria da qualidade da educação", afirma Hildete.

Na manhã desta quarta-feira, 26, grupos de trabalho serão formados para o mapeamento de atividades relativas aos segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em seguida, uma nova palestra será ministrada pelo diretor de Recursos Humanos da Semed, Adelmo Menezes, que tratará das relações interpessoais no ambiente escolar e o respeito à diversidade.