No próximo sábado, 29, das 8h às 12h, o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) realiza atividades recreativas e culturais nos bairros Bugio e Santos Dumont, nas praças Osvaldo Mendonça e Ulisses Guimarães, respectivamente. Os moradores irão participar de atividades como futebol, vôlei, além das apresentações do grupo de teatro ‘Boca de Cena'; do grupo de percussão ‘Mudungada' e do grupo de capoeira ‘Ginga e Arte'.
No sábado o Programa de Esporte e Lazer da Cidade também estará presente no bairro Santa Maria, como parte da programação do ‘Sergipe de Todos': evento realizado pelo Governo do Estado que leva ações de cidadania para os municípios sergipanos.
Para a coordenadora geral do PELC em Aracaju, Kelly Silva, a participação do programa em um evento estadual mostra que o projeto se fortalece através de parcerias. "A Prefeitura de Aracaju alia-se ao estado colocando em prática ações de inclusão social em um bairro de grande vulnerabilidade", enfatiza.
Programa
Estimular as práticas esportivas e ocupar o tempo ocioso de crianças, jovens e idosos é o objetivo do Programa de Esporte e Lazer da Cidade, desenvolvido pelo Ministério do Esporte e difundido em Aracaju pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) foi criado em 2003 pelo Ministério dos Esportes para difundir o acesso às práticas esportivas e suprir a carência de políticas públicas e sociais relacionadas ao esporte recreativo e ao lazer. Em Aracaju, o programa atende sete praças da capital. Em cada uma delas, um coordenador e seis agentes sociais desenvolvem as atividades.
Entre as localidades atendidas estão: Santos Dumont, Bairro América, Bugio, Bairro Industrial, conjunto Orlando Dantas, conjunto Augusto Franco e bairro Santa Maria, além das comunidades circunvizinhas.