Atividades socioambientais integram Sergipe de Todos

Serviços Urbanos
27/05/2010 15h00
Início > Notícias > Atividades socioambientais integram Sergipe de Todos

Cursos, oficinas, apresentações, plantio de árvores e um mutirão de limpeza contra a dengue. Essas são algumas das atividades que serão executadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), durante a realização do programa ‘Sergipe de Todos', que acontece neste sábado, dia 29, no bairro Santa Maria.

"A Emsurb estará mobilizada para garantir uma participação efetiva. Mais de 300 pessoas estarão envolvidas nesse trabalho, que visa promover a conscientização socioambiental para melhorar a qualidade de vida dos moradores", ressaltou a presidente da Emsurb, Lucimara Passos.

Brinquedoteca

Uma das ações realizadas pela Emsurb será o uso de material reciclado para a confecção de brinquedos. "Iremos expor brinquedos feitos a partir das garrafas pet, além de estimular as crianças e adolescentes para que elas possam fabricar seus brinquedos com as próprias mãos", contou Tricia Dantas, da Assessoria Técnica (Astec/Emsurb) responsável pelo trabalho.

A criatividade proveniente da utilização de garrafas pet para a fabricação de brinquedos gera uma diversidade de produtos. São argolas, boliches, ioiô, carrinhos, trem, pião, entre outros. "É possível ter uma grande variedade de brinquedos utilizando o material reciclado, o que também é muito importante para a conservação do meio ambiente", esclareceu Tricia Dantas. Ao final das atividades, os brinquedos produzidos serão doados para as crianças do bairro.

Plantando Cidadania

O projeto ‘Plantando Cidadania' será levado ao bairro Santa Maria com o plantio inicial de 50 mudas de árvores das espécies jambo, craibeira, flamboyant, neen indiana, felício e tamboril. Na ocasião, as equipes da Emsurb também irão conscientizar os moradores com relação à conservação das áreas de plantio.

"Os agentes vão realizar o plantio dessas árvores nos locais especificados e necessários para garantir a melhoria do meio ambiente na comunidade. O nosso planejamento é plantar mais árvores, promovendo uma arborização completa em torno do bairro", disse o Francisco Ney Maia, gerente de Áreas Verdes.

Com a meta de plantar 30 mil mudas de árvores este ano, o projeto 'Plantando Cidadania' tem como objetivo otimizar o microclima de Aracaju, além de diminuir a poluição sonora, purificar o ar, diminuir pragas e agentes causadores de doenças, embelezar a cidade e garantir alimentação à avifauna urbana. Tudo isso através do plantio de árvores de norte a sul da capital, em logradouros públicos, ciclovias, praças, canteiros, prédios públicos e outros espaços.

Oficina de Papel

Dentro do projeto Reciclart, um trabalho sem fins lucrativos através do qual são fabricados produtos a partir de papéis, a Emsurb irá promover a conscientização ambiental através de uma oficina. "Nosso propósito é realizar um primeiro contato com as pessoas para mostrar a importância da oficina de papel. É um trabalho ambiental de grande valor que visa reduzir os danos causados pelo acúmulo de lixo", colocou Cristina Sales, coordenadora do projeto.

A habilidade das monitoras, que confeccionam os materiais, impressiona. São enfeites, chapéus, murais, lixeiras, bandejas para escritório, cadeiras, baús, porta-canetas, entre outros produtos. "Mostramos que é possível reaproveitar jornal e revistas. Durante 12 anos de projeto percebemos a preocupação das pessoas, que ao longo do tempo vêm ajudando com a doação de matéria-prima. É isso que levaremos para o 'Sergipe de Todos'", registrou a coordenadora.

Dengue

Um mutirão de limpeza contra a proliferação do mosquito da dengue também será realizado no bairro Santa Maria. A Emsurb levará para as ruas equipes de limpeza de canal, pintura e limpeza geral. "Cada equipe conta com 12 agentes, totalizando mais de 300 pessoas nas ruas recolhendo lixo e entulho. Além disso, vamos fazer a varrição, capinação, roçagem, pintura de guias e um grande Bota Fora", falou José Roberto Gomes, gerente de Limpeza Urbana.

Para a realização do trabalho de Bota Fora, que integra as atividades de combate à dengue, serão disponibilizadas 22 caçambas, uma retroescavadeira, dois caminhões de carroceria e dois caminhões compactadores. A atividade tem a finalidade de recolher móveis velhos, entulho, eletrodomésticos inutilizados, entre outros objetos sem serventia que podem acumular água e favorecer a reprodução do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

O trabalho do mutirão conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, neste evento, também o da Secretaria do Estado de Saúde. "Será a maior ação que iremos realizar com o intuito de combater a dengue", acrescenta Lucimara Passos.

Oficina de compostagem

Como parte das ações de conscientização ambiental, a Emsurb, com o apoio da empresa Torre, vai promover uma oficina de compostagem. Considerado um processo biológico através do qual os microrganismos transformam a matéria orgânica em adubo, a compostagem faz uso de estrume, folhas, papel e restos de comida e os transforma em um material semelhante ao solo.