Escola inicia 1ª etapa do projeto ‘Defensores do Meio Ambiente'

Educação
27/05/2010 15h57
Início > Noticias > 41790

Sensibilizar crianças e adolescentes sobre os problemas ambientais tem sido um dos principais objetivos dos coordenadores, professores e demais funcionários que atuam na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria. Através do projeto ‘Defensores do Meio Ambiente', os estudantes estão tendo a oportunidade de desenvolver múltiplas capacidades, aliando a prática aos conteúdos conceituais estudados em sala de aula.

Nessa quarta-feira, 26, os alunos se dividiram em grupos para melhor desenvolver técnicas de capinagem e montagem de hortas de plantas medicinais. A atividade foi conduzida pelo professor de inglês da unidade escolar José Mendonça e antecedeu a realização de uma oficina de educomunicação coordenada pelo professor de português Marcos de França e a jornalista do Instituto Recriando, Débora Melo.

"Trata-se de um projeto de caráter interdisciplinar, por isso tentamos estimular uma abordagem crítica sobre as atividades desenvolvidas, através da educomunicação. Após a realização de pesquisas sobre poluição ambiental e a visita à Cooperativa dos Agentes de Reciclagem, os alunos se mostram envolvidos com a oficina, na qual aprenderam a confeccionar fanzines, uma revista em quadrinhos feita de forma artesanal a partir de máquinas de xerox ou mimeógrafos, que pode englobar quaisquer temas", explicou Marcos de França.

De acordo com a jornalista Débora Melo, a criação do fanzine sobre meio ambiente pode ser utilizada como instrumento pedagógico para tornar as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, visando a aprendizagem não apenas dos alunos, mas de toda a comunidade. "Estou transmitindo para eles conceitos de jornalismo, pauta e entrevista para que utilizem o produto de comunicação da melhor maneira, abordando o tema meio ambiente", destacou.

O projeto

‘Defensores do Meio Ambiente' parte do pressuposto de que para o estudante se sentir bem na escola, deve estar atento a preservação do espaço. A partir daí, meninos e meninas serão direcionados a cultivar um jardim, uma horta e a reaproveitar as áreas livres da unidade escolar, que estará aberta à visitação.

Durante o desenvolvimento do projeto foi designado um subtema a cada professor, de acordo com a série/ano do grupo de alunos ao qual esteja responsável. Entre os temas, estão ‘Proteção Animal', ‘Aquecimento Global' e ‘Protetores do ar: os ácidos na natureza'.

"Felizmente, todos os alunos receberam com carinho a proposta de tratar do meio ambiente e sua preservação. Eles estão ansiosos, querem participar, contribuir e aprender. Isso é o mais importante para alcançarmos resultados positivos", conta a coordenadora pedagógica da Emef. Jornalista Orlando Dantas, Maria do Carmo Bôto.

Para o aluno João Santos, 17 anos, a conscientização pode ultrapassar os limites da escola e alcançar outras localidades. "Todas as orientações dos professores sobre como economizar água e separar o lixo estão sendo cumpridas em minha casa e dessa forma acabo conscientizando toda a minha família", exemplificou o garoto.

As atividades do projeto pedagógico ‘Defensores do Meio Ambiente' acontecerão até o final do ano letivo. Neste sábado, 29, os alunos da Emef. Jornalista Orlando Dantas realizarão apresentações de dança, pinturas e peças teatrais que tratam da temática abordada.