Oficina sensibiliza educadores para aplicação da educomunicação em sala de aula

Educação
28/05/2010 15h39

Articuladores do programa de formação continuada da Rede Municipal da Educação, Horas de Estudo, participaram nessa quinta-feira, 27, da oficina ‘Educomunicação e Mídias Alternativas na sala de aula', ministrada pela jornalista do Instituto Recriando, Débora Melo. O evento aconteceu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos, e teve o objetivo capacitar os profissionais para inclusão das ferramentas alternativas de comunicação no trabalho pedagógico e fazer com que os mesmos se tornem multiplicadores de informações.

A atividade iniciou com uma explanação sobre a metodologia da educomunicação, que consiste na utilização dos meios de comunicação a serviço da educação. Através da educomunicação, os alunos podem se tornar produtores e transmissores de conhecimento e ainda agentes de transformação social.

"Foram transmitidos aos articuladores conceitos de entrevista, notícia, reportagem, edição e pauta para que esse conteúdo sirva de suporte na elaboração de produtos de comunicação, como blogs, fanzines e jornais-murais. Com a adesão a esses produtos, a rotina em sala de aula vai se tornar ainda mais dinâmica e o trabalho pedagógico ainda mais contextualizado", declarou Débora Melo.

A oficina oferecida aos articuladores das ‘Horas de Estudo' ainda contou com dinâmica de grupo, apresentação de slides e construção de fanzine, uma revista em quadrinhos feita de forma artesanal a partir de máquinas de xerox ou mimeógrafos, que pode englobar quaisquer temas. Além disso, a exibição de um vídeo reportagem sobre o Projeto Primeiras Letras atraiu a atenção dos participantes. O projeto visa incentivar o exercício da leitura e da escrita e melhorar a auto-estima de estudantes da rede pública, por meio da produção de jornais escolares.

Para o professor de Língua Portuguesa da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, Marcos de França, a oficina vem reforçar o trabalho que já é desenvolvido na escola. "Levar técnicas de comunicação para a sala de aula é fundamental para a formação de opinião dos estudantes. Para melhor exercitar a leitura e a escrita, peço aos alunos que levem jornais para a sala de aula a fim de que identifiquem as características dos textos e entendam que a leitura de mundo também é importante para o processo de aprendizagem", ressaltou o professor.

Articuladores

O programa ‘Horas de Estudo' é um espaço de discussão permanente das práticas pedagógicas, compartilhamento de experiências, sugestão de material bibliográfico e reposicionamento dos educadores diante das dinâmicas sociais do mundo contemporâneo. Nesse contexto, os articuladores funcionam como mediadores, ou seja, para cada modalidade de ensino há um articulador responsável por repassar conteúdos para os professores participantes.

Entre as modalidades de ensino, estão educação especial, ensino fundamental (1ª a 4ª série ou 1º ao 5º ano), educação de jovens e adultos, educação infantil e coordenadores escolares, que compreendem o primeiro segmento do ensino fundamental. O segundo segmento compreende as seguintes modalidades: língua portuguesa, inglês, artes, história, geografia, matemática, ciências, educação física e ensino religioso.