Parque dos Cajueiros começa a ser reformado

Agência Aracaju de Notícias
28/05/2010 13h28

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na manhã desta sexta-feira, dia 28, da assinatura da ordem de serviço para a reforma do Parque Governador Antônio Carlos Valadares, popularmente conhecido como Parque dos Cajueiros. A obra faz parte do Programa Sergipe Capital, que consiste em um pacote de ações em andamento e projetos que serão implementados na cidade pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Aracaju para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos aracajuanos.

Segundo o prefeito, desde o aniversário da capital sergipana, comemorado em 17 de março, várias obras importantes para Aracaju tem sido realizadas pelos governos estadual e municipal. "Graças a essa parceria, Aracaju tem se desenvolvido cada vez mais e seu crescimento é perceptível a todos que aqui residem ou vem nos visitar. Esta é mais uma obra traz evolução para a nossa cidade, pois o Parque dos Cajueiros é um dos mais belos pontos da capital e, assim como o Parque da Sementeira, é uma excelente área de lazer", ressaltou Edvaldo.

Durante a solenidade, ele fez questão de agradecer ao governador Marcelo Déda a iniciativa de revitalizar o parque. "Em nome dos 560 mil habitantes aracajuanos, agradeço ao governador por essa medida que irá oferecer aos aracajuanos mais um espaço de atividades esportivas, lazer e encontro entre famílias", enfatizou o prefeito, acrescentando que a Prefeitura de Aracaju vai construir uma ciclovia ligando o Parque da Sementeira à praia de Atalaia.

O governador Marcelo Déda falou do surgimento do parque, que foi inaugurado há 20 anos e nasceu da negociação entre ambientalistas e o então governador Antônio Carlos Valadares. "Esse é um dos mais importantes espaços de lazer da cidade. Ele nasceu para que fosse preservada a mata e por isso é um dos pulmões da cidade. No entanto, o público para qual ele foi feito se afastou e o local, sem manutenção, ficou abandonado", relembrou.

Expectativa

Raimundo da Silva Jesus, proprietário do Bar e Restaurante Raimundo Baiano, instalado dentro do parque, aguarda a reforma com ansiedade. Ele está no local há 10 anos e nesse período nenhuma melhoria foi realizada no parque. "O parque estava abandonado quando aqui cheguei e esse espaço onde está o restaurante é o único ponto ainda frequentado pelo público, já que ofereço segurança, guardador de carros e tenho gerador próprio para que não fiquemos no escuro. Mas de agora em diante as coisas vão mudar por aqui, já que a reforma vai começar. Todos vão sair ganhando: eu, que emprego 30 pessoas, e toda a população, que terá mais um ponto de lazer", disse.

O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), Diego da Costa, vê na revitalização do parque um importante instrumento para que as operadoras de turismo possam ter mais uma opção a oferecer ao turista que deseja vir conhecer Aracaju. "Todo equipamento de esporte, lazer é importante para qualquer cidade, então, é importante trazer as empresas privadas para que possamos opinar e trabalhar junto com o governo", relata ele.

Revitalização

A construção se dará em três etapas: a primeira, que custará R$ 4,5 milhões, englobará demolições, implantação de praças, drenagem, pavimentações, instalação de equipamentos de ginástica, estacionamentos, campos, quadras, arquibancadas, iluminação, quiosques, espaços para luaus, pergolados de madeira, lago, passarela de madeira, totem metálico, mesas com bancos, lixeiras e reforma da Escola de Remo.

A segunda etapa da obra está orçada em R$ 2,9 milhões e contempla construção do restaurante, ampliação da Escola de Remo, Centro de Excelência de Ginástica, Posto de Serviço e Informações Turísticas, administração, Polícia Ambiental, pier e guarita. Na terceira etapa, a revitalização estará focada no público infantil.

Presenças

Participaram do ato de assinatura da reforma do Parque Governador Antônio Valadares o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, os secretários municipais de Planejamento, Dulcival Santana, de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, de Governo, Karla Trindade, da Chefia de Gabinete, Bosco Rollemberg, a presidente do Diretório Municipal do PCdoB, Tânia Soares, o vereador Emmanuel Nascimento, o deputado federal Valadares Filho, o prefeito de Poço Verde, Toinho de Dorinha, o ex-governador do Acre, Gilton Garcia, além de secretários estaduais.